Notícias Espírito Santo Gabaritos

Concurso DER ES 2023: como será a prova e divulgação do gabarito?

Prova será aplicada neste domingo, 28 de maio. Os candidatos poderão consultar o gabarito preliminar na página do IDECAN em 29 de maio.

Foto de perfil Sumaia Santana
Sumaia Santana em 27/05/2023 09:15:05
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com ex...

A prova objetiva e discursiva do concurso DER ES 2023 (Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo) será aplicada neste domingo, 28 de maio. O objetivo deste certame é contratar 506 profissionais de nível superior para o cargo de Técnico Operacional em 10 áreas. 

Quem for aprovado receberá remuneração de R$8.003,00 e auxílio-alimentação de R$300,00, ambos valores referem-se a jornada de 40 horas por semana.

Sobre a prova objetiva, os candidatos terão das 14h às 18h para responder 60 questões, 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos, além de 2 questões discursivas. O conteúdo programático reúne as disciplinas de língua portuguesa, noções de direito administrativo e assuntos relacionados às áreas de atuação da função.

Já na prova discursiva, o objetivo é verificar o domínio do candidato em relação à sua formação. Para isso, as respostas dessas perguntas deverão ter de 5 a 10 linhas. 

Serão analisados itens como apresentação e legibilidade, clareza na apresentação do conteúdo, relação lógica-técnica e conhecimento técnico sobre o conteúdo. 

Divulgação do gabarito concurso DER ES 2023

Os candidatos poderão consultar o gabarito preliminar na página do IDECAN em 29 de maio.

Para quem discordar desse resultado, o prazo para recurso contra o gabarito é somente nos dias 30 e 31 do mesmo mês. 

As orientações para protocolar os recursos são as mesmas de qualquer concurso: ser claro, consistente e objetivo, além de usar um formulário para cada questionamento. 

O gabarito definitivo estará disponível em 28 de junho. Nesta mesma data será divulgado o padrão preliminar de resposta das provas discursivas. Também é possível recorrer deste resultado, desde que observado o prazo de 29 a 30 de junho. 

Conforme informa o cronograma, tanto o resultado final da prova discursiva e o resultado definitivo da prova objetiva estarão disponíveis no dia 11 de julho.

Cargos e salários

Das 506 vagas para Técnico Operacional, somente 46 são imediatas, as 460 restantes são para cadastro reserva. Abaixo, você confere o número de vagas nas duas modalidades:

  • Obras e Serviços de Edificações: 12 imediatas + 120 CR;
  • Obras e Serviços de Infraestrutura Rodoviária: 24 imediatas + 240 CR;
  • Mecânica: Edificações e Climatização: 1 imediata + 10 CR;
  • Eletricidade: Edificações: 2 imediatas + 20 CR;
  • Avaliação Imobiliária Urbana: 1 imediata + 10 CR;
  • Avaliação Imobiliária Rural: 1 imediata + 10 CR;
  • Meio Ambiente: 1 imediata + 10 CR;
  • Meio Biótico: Fauna e Flora: 1 imediata + 10 CR;
  • Segurança no Trabalho (Obras e Serviços): 1 imediata + 10 CR;
  • Obras de Arte Especiais: 2 imediatas + 20 CR.

Outras etapas do concurso 

Os aprovados na prova objetiva estão aptos à avaliação de títulos. A publicação do edital de convocação estará na página do IDECAN em 24 de julho.

A avaliação de títulos vale 11 pontos e quem estiver habilitado para tal avaliação terá de 25 a 29 de julho para enviar a seguinte documentação:

  • a) comprovante de experiência de no mínimo 5 anos relacionado à especialidade pretendida: máximo de 2 pontos;
  • b) certificado de curso de pós-graduação com carga horária mínima de 360 horas na especialidade pretendida: máximo de 2 pontos;
  • c) certificado de mestrado na especialidade pretendida: máximo de 3 pontos;
  • d) certificado de doutorado na especialidade pretendida: máximo de 4 pontos.

O resultado preliminar será informado em 11 de setembro. O prazo para protocolar os possíveis recursos é nos dias 12 e 13 de setembro, com resultado final no dia 27 desse mesmo mês.

Por fim, as duas últimas etapas são o procedimento de heteroidentificação complementar e a avaliação biopsicossocial. O primeiro é destinado a quem se declarou negro na inscrição, enquanto o segundo, aplica-se às pessoas com deficiência. 

A realização de ambas será nos dias 5 e 6 de agosto. Assim como as demais etapas e fases do concurso, os resultados do procedimento de heteroidentificação complementar e a avaliação biopsicossocial são passíveis de contestação. O resultado final delas está previsto para 27 de setembro.

Resultado final concurso DER ES 2023

O resultado final do concurso será publicado pelo IDECAN em 29 de setembro. 

Este concurso tem validade de 2 anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

O resultado final do concurso será publicado pelo IDECAN em 29 de setembro
O resultado final do concurso será publicado pelo IDECAN em 29 de setembro

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.

Mais notícias de Gabaritos...