Entrar

Concurso Autoridade Portuária de Santos (SP): consulte o gabarito aqui

Provas para 242 vagas de nível médio e superior acontecem neste domingo. Consulte o gabarito aqui.


Concurso Autoridade Portuária de Santos (SP): consulte o gabarito aqui

Os 19.975 inscritos farão a prova do concurso Autoridade Portuária de Santos (APS) neste domingo, nos turnos da manhã e da tarde, em escolas da referida cidade e também em Bertioga. 

Estão em disputa 242 vagas imediatas para os cargos de nível médio/técnico: técnico portuário e técnico de segurança do trabalho; e de nível superior, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho e especialista portuário (várias habilitações).

Os vencimentos iniciais variam entre R$2.883,55 a R$8.116,76, além de benefícios como vale-alimentação/refeição, auxílio-creche, previdência privada, adicional por tempo de serviço e assistência à saúde.

Distribuição das vagas: concurso Autoridade Portuária de Santos (SP)

Do total das vagas, 5% é destinado às pessoas com deficiência e 20% para afrodescendentes. Confira, agora, a relação completa das oportunidades:

Nível médio é requisito para técnico de segurança do trabalho (8), técnico portuário - eletricista (12), técnico portuário- mecânico (8), técnico portuário -projetista (4), técnico portuário - técnico ambiental (1), técnico ambiental - técnico em edificações (10).

Profissionais com nível superior na área da saúde concorre às oportunidades de enfermeiro do trabalho (1), médico do trabalho (2).

Os demais postos de nível superior são especialista portuário - administrador (32), especialista portuário - advogado (7), especialista portuário - analista de comércio exterior (1), especialista portuário - analista de sistemas (11), especialista portuário - assistente social (2), especialista portuário - biólogo (4), especialista portuário - contador (12), especialista portuário - economista (4), especialista portuário - estatístico (4), especialista portuário - jornalista (3), especialista portuário - oceanógrafo (5), especialista portuário - pedagogo (2), especialista portuário - comunicação social/publicidade e propaganda (2), especialista portuário - comunicação social/relações públicas (1), especialista portuário - tecnólogo ambiental (2).

Prova concurso Autoridade Portuária de Santos (SP)

O número de questões do concurso varia entre 50 e 70. 

Candidatos aos cargos de nível médio terão 3 horas para responder questões de língua portuguesa, noções de informática, administração público-portuária e conhecimentos específicos.

Quem concorre às vagas que exigem nível superior, terá 4 horas para responder questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, noções de inglês, políticas de saúde (somente cargos da saúde), gestão pública, conhecimentos específicos.

A prova objetiva será corrigida na escala de 0 a 100.  Para ser aprovado, a exigência é obter, no mínimo, 50% da pontuação das questões de conhecimentos gerais e o mínimo de 50% da pontuação nas questões de conhecimentos específicos.

Divulgação do gabarito

O gabarito do concurso Autoridade Portuária de Santos poderá ser consultado no endereço eletrônico da Fundação VUNESP, em 25 de junho. 

Aqueles que julgarem necessário poderão entrar com recurso contra o gabarito.  Para realizar o procedimento, os interessados deverão acessar o site da banca organizadora e clicar em “Recursos”, nos dias 26 e 27 de junho.

Outras etapas concurso Autoridade Portuária de Santos (SP)

Os candidatos serão submetidos a outras etapas, cujas informações estarão disponíveis no site da Fundação VUNESP e no Diário Oficial da União (DOU). Veja agora, quais são as demais etapas do concurso da Autoridade Portuária de Santos:

Procedimento de Heteroidentificação: aplicada somente para os autodeclarados negros, o procedimento de heteroidentificação consiste em verificar as características fenotípicas dos candidatos. Na data e local determinados, os convocados serão filmados e as imagens poderão ser usadas em caso de possíveis recursos.

Teste de Aptidão Física: aplicação de provas para medir a capacidade física do futuro servidor;

Avaliação Psicológica: testes para avaliar a existência das características psicológicas necessárias para exercer a função;

Análise de Vida Pregressa: também chamada de investigação social, esta análise tem o objetivo de verificar a conduta do futuro servidor nas esferas social e profissional;

Curso de Formação: curso com aulas teóricas e práticas. Não há menção no edital sobre quais cargos têm o curso de formação como etapa complementar.

As orientações são: usar um formulário para cada questão e empregar argumentação lógica e consistente. 

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.