Entrar

Gabarito da Prova: Concurso Prefeitura do Recife 2024 (temporários)

Por Sumaia Santana | Em 17/05/2024 16:45:21 | Pernambuco, Gabaritos, Prefeitura de Recife RE

Prefeitura do Recife tem 360 vagas de nível médio na área da educação. Provas e divulgação do gabarito neste domingo.


Quem for aprovado terá 5 dias úteis para comparecer ao local indicado no ato de convocação.
Quem for aprovado terá 5 dias úteis para comparecer ao local indicado no ato de convocação.

A prova objetiva do concurso Prefeitura do Recife 2024 será aplicada neste domingo para 8.382 candidatos. O certame vai selecionar 360 profissionais de nível médio para a Secretaria da Educação. 

Essas oportunidades são temporárias para os seguintes cargos: agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial (200) com salário de R$1.904,23 e agente administrativo escolar com vencimentos de R$2.100,00.

Sobre a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a estrutura é similar para as duas funções: questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos específicos à função. O que muda é somente o número de itens, 40 para agente administrativo escolar e 50 para agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial. 

Para agente administrativo escolar haverá ainda prova discursiva. Os participantes deverão produzir um texto dissertativo, de 20 a 25 linhas, cujo tema está relacionado aos conhecimentos inerentes ao cargo. 

Os critérios analisados na correção serão o uso da norma culta do idioma, a manutenção do tema proposto, objetividade, ordenação e clareza de ideias, dentre outros especificados no edital. 

Gabarito Concurso Prefeitura do Recife 2024 (temporários)

A divulgação do gabarito será no mesmo dia da prova. Para consultá-lo, basta acessar a página da empresa responsável, o Instituto Darwin. 

Caso seja necessário, o prazo para recurso contra o gabarito é de 20 a 21 de maio. Quem decidir recorrer deverá acessar a “Área do Candidato” do site da banca organizadora. As orientações são redação clara e objetiva, argumentação lógica e consistente e indicação de indicação bibliográfica. O gabarito definitivo será publicado em 27 de maio. 

Outras etapas do concurso

O concurso Prefeitura do Recife 2024 (temporários) terá mais etapas de avaliação:

Exame Psicotécnico: somente para agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial, conforme determina o artigo 2º da Lei Municipal nº18.038, de 2014. Esta versa sobre a criação do cargo, a obrigatoriedade do exame psicotécnico para atestar a capacidade psicológica para a função, bem como o vencimento básico e carga horária.

Serão convocados 1.200 candidatos ampla concorrência, 200 candidatos com deficiência e 600 negros/indígenas. A realização do exame psicotécnico está prevista para 9 de junho e haverá edital com todas as informações.

Avaliação Biopsicossocial: somente para os candidatos declarados PCD’s. Esta avaliação será realizada em 9 de junho por uma equipe multiprofissional composta por três profissionais, dentre os quais um médico. Nessa etapa, a equipe analisará os impedimentos nas funções e estruturas corporais, fatores socioambientais, psicológicos e pessoais, a limitação no desempenho das atividades e a restrição da participação.

Procedimento de Heteroidentificação: o procedimento de heteroidentificação tem o objetivo de verificar a declaração dos candidatos negros. Neste concurso, o procedimento também servirá para a verificação da documentação enviada pelos participantes indígenas. A realização está prevista para 9 de junho.

Concurso Prefeitura do Recife 2024 (temporários): contratação dos aprovados

Quem for aprovado terá 5 dias úteis para comparecer ao local indicado no ato de convocação. A contratação depende da apresentação de:

  • documento de identificação com foto;
  • CPF e comprovante de regularidade que poderá ser obtido no site da Receita Federal;
  • PIS/PASEP;
  • certidão de nascimento, casamento, divórcio ou união estável;
  • título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, este último pode ser obtido no site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE);
  • comprovante de quitação do serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
  • diploma ou certificado de ensino médio;
  • comprovante de residência;
  • atestado médico admissional;
  • declaração de acúmulo de cargos, empregos ou funções públicas;
  • declaração de não estar cumprido e nem ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade por prática de improbidade administrativa, aplicado por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.