Entrar

Concurso PM SP Soldado (edital 2º semestre 2023): consulte o gabarito

Por Sumaia Santana | Em 05/02/2024 17:08:24 | São Paulo, Gabaritos, Polícia Militar SP

São 2.700 vagas para homens e mulheres com salário de R$4.852,21. Prova objetiva é neste domingo; gabarito será divulgado em até 48 horas.


Concurso PM SP Soldado (edital 2º semestre 2023): consulte o gabarito

Confira a seguir os tópicos que abordaremos neste conteúdo:

A prova do concurso PM SP Soldado (Polícia Militar do Estado de São Paulo) será aplicada no domingo, dia 4 de fevereiro. Trata-se do segundo edital autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas em 2023. Nesta seleção, a disputa também é por 2.700 vagas de ensino médio e remuneração de R$4.852,21.

O exame terá início às 13h e acontecerá em municípios do Estado de São Paulo e em outras regiões do país. Confira os locais:

  • Estado de São Paulo: capital, Andradina, Araraquara, Araçatuba, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Dracena, Franca, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mongaguá, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Votuporanga;
  • Outros Estados: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Vitória (ES).

Um alerta aos candidatos que farão a prova em Manaus, Campo Grande e Cuiabá! Estes devem considerar o horário de Brasília.

Prova objetiva do concurso PM SP Soldado

A prova objetiva, denominada Exames de Conhecimentos, está dividida em duas etapas: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Na primeira etapa, os candidatos responderão questões de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções Básicas de Informática, Noções de Administração Pública, totalizando 60 itens.

Já prova discursiva consiste na produção de uma dissertação, com no máximo 30 linhas, com base na leitura de textos auxiliares.

Divulgação do gabarito

O gabarito estará disponível no site da Fundação VUNESP em até 48 horas após a prova. Aqueles que discordarem poderão entrar com recurso contra o gabarito em até 3 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do resultado.

Quem recorrer deverá fazer o procedimento individualmente, ou seja, um recurso para cada questão. 

Outras etapas

Veja quais são as demais etapas do concurso PM SP Soldado

1. Exames de Aptidão Física - de caráter eliminatório e classificatório: tem o objetivo de avaliar o desempenho físico do candidato por meio dos seguintes testes: teste de flexão e extensão de cotovelos para homens e isometria na barra fixa para mulheres;

2. Exames de Saúde - de caráter eliminatório: visa avaliar as condições de saúde do candidato por meio da análise dos sistemas vascular, osteomuscular, cardiorrespiratório, digestório, pele e anexos, genito-urinário, neurológico, endócrino e cabeça/pescoço;

3. Exames Psicológicos - de caráter eliminatório: realizados pela Banca Examinadora e em conformidade com as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, os Exames Psicológicos, também chamados de avaliação psicológica, tem o objetivo de verificar as características cognitivas e de personalidade dos candidatos;

4. Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade - de caráter eliminatório: realizada por órgão técnico da Polícia Militar, esta etapa de investigação social é a averiguação da vida pregressa e atual do futuro servidor nos aspectos social, moral, profissional e escolar. Para isso, o candidato habilitado deverá apresentar atestado de antecedentes criminais e as certidões descritas no edital;

5. Análise de Documentos - de caráter eliminatório: entrega de cópia do RG, CPF, comprovante PIS/PASEP, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral, certidão de nascimento, certidão de casamento, diploma de conclusão do ensino médio e histórico escolar do ensino médio.

Concurso PM SP Soldado: outras etapas

Observação: o Estágio Probatório não faz parte do concurso. Este é concomitante com a posse e tem duração de três anos. Nesse período, serão analisados a aptidão para a carreira, conduta social, reputação e idoneidade, dedicação ao serviço, aproveitamento escolar, se o perfil psicológico é compatível, aptidão física e se há comprometimento com os valores, deveres éticos e a disciplina policiais-militares.

Este concurso tem validade de três meses, contada a partir da data de homologação, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Interpretação de TextosEnsino Médio39
Interpretação TextualEnsino Médio25
Legislação Estadual de São PauloEnsino Médio15
AtualidadesEnsino Superior10
Filosofia e ÉticaEnsino Superior4
LiteraturaEnsino Médio4
Cálculo AritméticoEnsino Médio3
FilosofiaEnsino Médio2
Direitos e Deveres Individuais e ColetivosEnsino Médio1
Geometria AnalíticaEnsino Médio1
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Interpretação de TextosEnsino Médio4
Legislação Estadual de São PauloEnsino Médio3
Interpretação TextualEnsino Médio2
Filosofia e ÉticaEnsino Superior1
AtualidadesEnsino Superior1
LiteraturaEnsino Médio1
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.