Entrar

Quais exames médicos reprovam em concursos militares?

Por Gabriela Castro | Em 10/08/2023 02:05:27 | Como Passar, Polícia Militar

Saiba quais são os motivos que reprovam no exame médico em concursos militares. Exames oftalmológicos, exames otorrinolaringológicos, exames odontológico e toxicológicos são os principais. Confira!


Quais exames médicos reprovam em concursos militares?
Quais exames médicos reprovam em concursos militares?

Se você está pensando em realizar um concurso militar, saiba quais são os principais motivos que reprovam no exame médico em concursos militares.

Com toda a certeza, podemos dizer que a inspeção de saúde, é a parte mais importante para quem deseja passar em concursos militares. Neles são feitos uma bateria de exames e avaliações, com o objetivo de averiguar a condição de saúde do candidato.

Infelizmente, muitos jovens acabam sendo reprovados devido a sua inaptidão física e alguns ainda pela falta de exames. Assim, existe uma série de problemas de saúde, que podem interferir no início da sua carreira militar.

Vamos citar quase todos aqui, mas separando por categorias, para ficar mais fácil o entendimento.

Quais são os exames médicos necessários em concursos militares?

Para se adequar as necessidades físicas do exército. A saúde do candidato deve estar em dia. Sendo assim, inicialmente é feito um exame clinico geral.

Aliás, nele a altura, peso e índice de massa corpórea ou IMC são testados. Assim, poderá definir se o candidato está com o peso considerado normal, sem excesso ou falta de peso.

Lembrando, que no edital do concurso militar sempre é citado quais são os parâmetros aceitos pelo serviço militar.

Para que você tenha certeza se seu peso está dentro do IMC, faça o seguinte cálculo: divida seu peso em quilos, pela sua altura ao quadrado. O resultado ideal deve estar em torno de 18,5 e 24,9.

Assim, ainda dentro do exame médico, muitos exames são feitos para atestar a saúde geral.

Entre eles exames para o sistema vascular, cardiorrespiratório, osteomuscular, digestório, endócrino, neurológico, gênito-urinário, cabeça e pescoço.

Quais os principais exames médicos que reprovam em concursos militares?

Exames oftalmológicos

Em princípio, na parte oftalmológica será observada a Escala de SNELLEN para acuidade visual. Essa escala é aquelas famosas letras que temos que ler no teste de visão.

Os candidatos para aprovação, serão separados por duas categorias nesse exame.

Sem correção necessária, que serão aptos os candidatos que apresentem correção mínima de 0,7 grau em cada olho ou ainda que apresente 1,0 grau em um olho e no mínimo 0,5 (meio grau) no outro olho.

Serão aptos também, candidatos que tenham a seguinte necessidade de correção. Um grau em cada olho separadamente, mas a correção máxima não pode ultrapassar 1,5 de dioptrias esférica ou cilíndrica.

Estrabismo com um desvio maior que 10 graus, também não entra. Qualquer outro tipo de alteração na visão, é motivo para reprovar no exame médico em concursos militares.

Exames otorrinolaringológicos

Para se ter ideia de como é rigoroso o exame médico feito para entrar no serviço militar. Se o candidato no momento da realização do exame médico otorrinolaringológico tiver muito cerúmen no canal auditivo, ele é considerado inapto.

Isso porque, em excesso, a famosa cera do ouvido pode impossibilitar a visualização do conduto auditivo externo, da otite externas, médias agudas, crônicas e mastoidite, sem falar na da membrana timpânica.

Outro ponto é que esse problema pode evoluir para uma perda auditiva, além de causar possíveis zumbidos, o que pode acabar dificultando as atividades militares.

Aliás, os distúrbios no equilíbrio, também são testados para verificar doenças como labirintite. Caso o paciente tenha feito uma cirurgia otológica e possua cicatrizes, ele também será inapto.

Enfim, deformidades nasais, independente de serem congênitas ou adquiridas, também reprovam o candidato. Problemas na estrutura do esqueleto nasal, como deformidades ou desvio de septo.

Outras doenças como rinosinusopatias e rinopatias. Que basicamente são, a rinite alérgica e a sinusite. Amigdalite crônica, doenças na laringe, surdez, tartamudez e mudez, deixam o candidato inapto.

Possíveis deformidades adquiridas ou congênitas na região palato-falange, por fim, qualquer tipo de tumor, seja benigno ou maligno.

Exames odontológico e toxicológicos

Para entrar no exército existe uma quantidade mínima de dentes a se apresentar. E eles ainda estão especificados! Por incrível que pareça essa é uma regra para a aprovação no concurso!

Sendo assim, se o candidato tiver menos que vinte dentes, sejam eles naturais ou artificiais será inapto.

Mesmo, dentro dessa quantidade, ainda há uma determinação, sendo que quatro deverão ser caninos e incisivos superiores. Outros, 8 dentes deverão ser inferiores pré-molares ou molares.

Aliás, ainda há a questão que o candidato não poderá ter cáries e nenhuma disfunção da Articulação Temporomandibular. Essa é a articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca.

Mas, agora vamos falar dos testes aplicados relacionados aos exames toxicológicos. Lembrando que esses exames podem ser aplicados ou repetidos em qualquer fase do concurso militar.

Aliás, alguns exames desse gênero, podem detectar o uso de drogas ou de qualquer outro tipo de substância entorpecente por um período maior de tempo. Para se ter uma ideia, esses exames podem detectar o uso de substâncias até 180 dias após o uso.

Ao contrário do exame de sangue ou urina, que detecta o uso após alguns dias ou horas após o uso. Esses exames toxicológicos são realizados através da queratina, encontrada no cabelo e no pelo.

Nesses exames, várias substâncias passam por investigação. Inclusive metanfetaminas, rebite, ecstasy, heroína, maconha, crack, cocaína e muitas outras substâncias.

Outros itens que podem reprovar no exame médico em concurso militar

Existem ainda, outros itens que podem impedir o ingresso na carreira militar.

Para homens a altura mínima deve ser de 1,60, para as mulheres 1,55m. Caso, tenha 16 anos, o candidato pode apresentar um exame radiológico que informe a possibilidade de crescimento.

Interessados em EsPCEx/ESA, deveram ser solteiros e sem dependentes. Os portadores de defeitos nos pés. Como o pé chato, também não entra no exército. Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto.

Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

Por fim, vamos citar os problemas na coluna. Seja escoliose com ângulo acima de 12.º, cifose com ângulo superior acima de 40.º ou ainda a lordose com ângulos acima de 48.º.

Esses são os principais problemas de saúde que podem reprovar um candidato no exame médico em concursos militares.

Foto de perfil Gabriela Castro
Por Gabriela Castro | Redatora Web
Redatora freelancer de blog, sites, e-book, e-mail marketing, entre outros. Criadora de conteúdo para Redes Sociais.

Deixe seu comentário (22)

Foto de perfil vazia
Por Yasmin Oliveira em 30/04/2023 09:35:03
Olá!, sou portadora de insuficiência cardíaca, faço tratamento com 3 medicamentos, mas, não sinto nenhum desconforto, e tenho também astigmatismo, posso me tornar uma delegada cívil ou militar?
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 05/05/2023 08:51:42 Equipe Gabarite
Olá, Yasmim!

Muito obrigada por entrar em contato.

Os concursos para Delegado não trazem informações específicas se pessoas com as suas condições podem ou não exercer a função. Mas, os certames costumam ter etapa de exames laboratoriais e médicos que contemplam vários tipos de exames, dentre eles, os cardiológicos.

No que diz respeito aos testes cardiológicos, há o eletrocardiograma que mede o ritmo e o número de batimentos cardíacos, ecocardiograma bidimensional com Doppler que verifica as estruturas do coração e, por fim, o teste ergométrico que verifica o funcionamento do coração antes e após esforço físico.

Todos os exames são analisados por uma junta médica e o resultado vai mostrar se o candidato está apto ou não para exercer a função.
Foto de perfil vazia
Por Wagner Augusto Mazur em 19/07/2023 07:57:23
tenho 17 anos vou fazer a esa minha pressao arterial é em media 14 por 9 ou 14 por 8 sera que reprova ?
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 20/07/2023 14:35:46 Equipe Gabarite
Olá, Wagner, obrigada pelo contato!

Via de regra, os editais não trazem uma lista de doenças ou condições que são aceitas ou rejeitadas. Os documentos informam que a condição física dos candidatos é avaliada por meio do teste de aptidão física e os aprovados nesta etapa são convocados para os exames laboratoriais e clínicos.

Os exames laboratoriais e clínicos são de caráter eliminatório e determinam se o candidato está apto ou não para a função. Nestes são realizados avaliação clínica (consulta médica) por junta médica designada pela banca organizadora e também a entrega de laudos de exames de sangue, cardiológicos, teste ergométrico, dentre outros.

Sendo assim, o resultado da avaliação clínica somado ao dos laudos médicos é quem determina se a pessoa está apta ou não.

Em todo caso, sempre recomendamos a leitura do edital, a fim de verificar se nele consta restrições a determinadas condições de saúde.
Foto de perfil vazia
Por Elisa Silva Pinheiro em 23/07/2023 22:27:16
Olá, tudo bem?
Eu tenho desvio de septo que provoca a rinite alérgica, mas irei fazer a cirurgia.
Também tenho Astigmatismo, 0,75 em um olho e 1,0 em outro.
E escoliose leve.
Todos eles possuem correção, mas mesmo assim corro risco de me tornar inapta, mesmo sendo algo que possa levar sem relevância após correção?
Foto de perfil vazia
Por João Victor Rodrigues de Andrade em 08/08/2023 14:04:47
Boa tarde!
Possuo deformidade congênita do membro superior (mão esquerda), não consigo realizar total rotação do punho para lado esquerdo (consigo apenas uma rotação de 90 graus).
Isso seria motivo plausível para reprovação em qualquer concurso de área militar na inspeção de saúde?
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 09/08/2023 11:48:09 Equipe Gabarite
Olá, Elisa!

Muito obrigada pelo contato.

A etapa de exames laboratoriais e clínicos têm por finalidade avaliar o estado de saúde do candidato. Primeiramente há a avaliação clínica (consulta médica) realizada pela junta médica designada pela banca responsável pelo concurso. Após essa consulta, o candidato deve entregar laudos médicos de exames oftalmológicos, de sangue, radiografias, teste ergométrico, dentre outros.

Embora o edital informe quais são os exames exigidos, o documento não especifica quais condições reprovam ou não, visto que cada candidato possui condições diferentes. Somente a consulta médica e a análise dos exames vai determinar quem está apto para exercer a função.

Recomendamos sempre ler o edital, a fim de verificar se o mesmo traz menções sobre uma possível restrição a problemas oftalmológicos ou a qualquer outro.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 09/08/2023 12:25:00 Equipe Gabarite
Olá João!

Muito obrigada pelo contato.

A etapa de inspeção de saúde nos concursos militares e de qualquer outra área consiste em uma avaliação médica (consulta médica) realizada por uma junta médica determinada pela banca responsável pelo certame.

Em relação a deformidade congênita da mão esquerda citada por você, não podemos afirmar se tal questão seria motivo para reprovação, visto que cada candidato é avaliado individualmente.

De qualquer forma, reforçamos a importância de ler o edital para verificar se o documento faz menções sobre condições com potencial de reprovação na inspeção de saúde.
Foto de perfil vazia
Por André da Silva em 10/08/2023 00:57:08
Gostaria de saber de uma pessoa que vive com o vírus do hiv indetectável, ou que tenha contraído o vírus da sífilis mas feito o tratamento, essa pessoa poderia ser desclassificado.
Foto de perfil vazia
Por Leoando M em 21/08/2023 11:43:04
Eu uso esteroides anabolizantes, tem alguma possibilidade desse fato interferir na minha entrada na NPOR ?
Foto de perfil vazia
Por Kauã Pereira em 03/09/2023 08:46:48
Eu tenho rinite, astigmatismo e um problema na mandíbula direita que sempre estala quando abro a boca. Preciso servir tendo isso?
Foto de perfil vazia
Por Victor Sales em 17/09/2023 20:26:49
Olá, meu dente pré-molar permanente nasceu em cima do de leite e ele ficou mal formado desde a raíz. Quero saber se posso ser reprovado na ESA por comprometer a estética do dente.
Foto de perfil vazia
Por Daniel de Lima em 13/02/2024 11:41:25
Olá, me chamo Daniel e tenho 21 anos. Sou portador de Hidradenite Supurativa, sou apaixonado pelo militarismo. Tenho muita vontade de tentar a ESA, porém tenho muito medo de ser reprovado na inspeção médica por conta do meu problema. Sabe me dizer se isso interfere ou não ?
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 13/02/2024 21:52:33 Equipe Gabarite
Olá, André da Silva, muito obrigada pelo contato!
A inspeção de saúde é uma consulta onde o médico da Junta Médica avalia os resultados de exames clínicos e laboratoriais de cada candidato. Dessa forma, não temos como informar se as condições mencionadas por você podem levar a não aprovação nessa etapa.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 13/02/2024 21:58:43 Equipe Gabarite
Olá, Leoando M, muito obrigada pelo contato!
Nos concursos militares, os candidatos precisam apresentar laudo de exame toxicológico, a fim de verificar se há ou não a presença de diversas substâncias de drogas ilícitas, mas, não sabemos informar se o uso de esteroides anabolizantes pode prejudicar o candidato no concurso. Recomendamos ler sempre o edital para saber quais as substâncias proibidas.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 13/02/2024 22:00:12 Equipe Gabarite
Olá, Kauã Pereira, muito obrigada pelo contato!
Os editais de concursos militares trazem a relação das condições de saúde incompatíveis com a função. Mas, não temos como informar se o que mencionou é um impeditivo para candidatura no concurso. Recomendamos ler os editais de concursos anteriores para se as condições que você relatou impedem o ingresso na seleção.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 13/02/2024 22:02:52 Equipe Gabarite
Olá, Victor Sales, muito obrigada pelo contato!
Os editais de concursos militares trazem questões odontológicas que podem causar a reprovação na inspeção de saúde. Mas, não temos como informar se o que mencionou é um impeditivo para candidatura no concurso. Recomendamos ler os editais de concursos anteriores para se as condições que você relatou impedem o ingresso na seleção.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 13/02/2024 22:03:43 Equipe Gabarite
Olá, Daniel de Lima, muito obrigada pelo contato!
Os editais de concursos militares trazem a relação das condições de saúde incompatíveis com a função. Mas, não temos como informar se o que mencionou é um impeditivo para candidatura no concurso. Recomendamos ler os editais de concursos anteriores para se as condições que você relatou impedem o ingresso na seleção.
Foto de perfil vazia
Por Gustavo Silva em 01/03/2024 18:07:19
Boa noite. Eu tendo apenas 1 testículo impede de servir concursado pela ESA?
Foto de perfil vazia
Por Renato Rodrigues em 10/03/2024 02:01:12
Olá boa noite eu tenho Anemia Falciforme eu posso ingressar na ESA/EEAR? não sinto nenhum tipo de sintoma. Grato!
Foto de perfil vazia
Por Vandiel Ivaldo em 26/03/2024 20:19:40
Olá. Tenho ausência dos dois dentes incisos central superior, mas uso prótese removível. Sei que eles toleram dentes artificiais. Mas será que por esse caso ser logo nos dois dentes principais estarei inapto?
Foto de perfil vazia
Por Caio Augusto Fernandes de Souza em 27/03/2024 22:04:31
Joanete reprova ?

Participe, faça um comentário.