Entrar

Concurso ANAC 2024 (Especialista em Regulação): CONSULTE O GABARITO

Por Sumaia Santana | Em 03/03/2024 22:11:05 | Brasil, Gabaritos, ANAC

São 246 vagas para Especialista em Regulação da Aviação Civil com remuneração de R$16 mil. Consulte aqui o gabarito da prova!


Concurso ANAC 2024 (Especialista em Regulação): CONSULTE O GABARITO

O CEBRASPE aplica a prova objetiva e discursiva do concurso ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) neste domingo, 3 de março. De acordo com a banca, 9.942 inscritos vão concorrer ao cargo de Especialista em Regulação Civil, cuja lotação é no Distrito Federal e em São Paulo.

A empresa informa ainda que o salário inicial é de R$16.413,35 por jornada de 40 horas semanais.

Sobre a estrutura da prova objetiva, esta é composta por 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. 

Em relação aos conhecimentos básicos, os candidatos responderão questões de Língua Inglesa, Noções de Direito Administrativo, Ética no Serviço Público, Direitos Humanos, Tecnologia da Informação, Legislação do Sistema de Aviação Civil e Gerenciamento de Segurança Operacional (somente para prova discursiva).

No que diz respeito a prova discursiva, a cobrança é a produção de um texto de 45 linhas, onde o candidato deverá apresentar uma solução sobre o problema exposto.

Divulgação do gabarito concurso ANAC 2024

A consulta ao gabarito poderá ser realizada na página do CEBRASPE das 19h do dia 5 de março até às 18h do dia 7 de março. Quem sentir que foi prejudicado, tem os dias 6 e 7 deste mês para entrar com recurso contra o gabarito.

Para protocolar a solicitação, o interessado precisa acessar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos no endereço eletrônico do CEBRASPE, das 10h do primeiro dia até às 18h do último dia.

As orientações para o procedimento são: ser consistente e objetivo e usar referências bibliográficas para fundamentar a argumentação. Quem não seguir tais diretrizes terá o recurso indeferido.

Os gabaritos definitivos após recursos estarão disponíveis em 1º de abril.

Número de vagas por cargo

O concurso ANAC 2024 conta com 246 vagas para Especialista em Regulação Civil divididas em três áreas:

  • Especialista em Regulação Civil - Área 1: 25 vagas imediatas e 60 vagas para formação de cadastro reserva. Aqui, a exigência é curso superior em qualquer área e licença de piloto de avião ou helicóptero;
  • Especialista em Regulação Civil - Área 2: 5 vagas imediatas e 60 vagas para formação de cadastro reserva. Aqui, a exigência é em Engenharia;
  • Especialista em Regulação Civil - Área 3: 20 vagas imediatas e 56 para cadastro reserva. É exigido curso superior completo em qualquer área.

Cada área possui reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros.  A descrição das vagas de cotas está descrita no edital.

Concurso ANAC 2024: outras etapas

O concurso é composto ainda pelas seguintes etapas:

  • Avaliação de Títulos de caráter classificatório
  • Curso de formação de caráter eliminatório e classificatório

Para a avaliação de títulos, serão convocados os candidatos aprovados na prova discursiva e com a melhor classificação considerando a nota final na prova objetiva e da prova discursiva, de acordo com a descrição no edital. Os títulos aceitos variam conforme a área. Confira a documentação aceita nessa etapa

  • comprovantes de conclusão de especialização com carga horária mínima de 360 horas, mestrado e doutorado;
  • comprovante de atividade como piloto em empresa aérea regida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 121);
  • tempo de contratação em qualquer cargo (exceto piloto) em empresa aérea regida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 121), ou regulamento estrangeiro equivalente, nos últimos 10 anos;
  • comprovante de atividade como piloto em empresa aérea regida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 135);
  • tempo de contratação em qualquer cargo (exceto piloto) em empresa aérea regida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 135), ou regulamento estrangeiro equivalente, nos últimos 10 anos;
  • padrão de proficiência linguística International Civil Aviation Organization (ICAO);
  • habilitação de tipo válida ou vencida;
  • habilitação de instrutor de voo;
  • comprovante de exercício de atividade autônoma ou profissional em cargos relacionados à aviação.

Finalizando, o curso de formação terá 160 horas, 100 horas presenciais e 60 on-line. As aulas serão ministradas em Brasília e o máximo de faltas justificadas é de 25%. Ao término, haverá prova objetiva com 120 itens.

Este concurso tem validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final. Caso julgar necessário, a ANAC pode prorrogar esse prazo uma única vez. 

Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Lei n 7565 1986 Código Brasileiro de AeronáuticaEnsino Médio51
MicroeconomiaEnsino Médio37
MacroeconomiaEnsino Médio31
COBITEnsino Superior26
TopografiaEnsino Médio23
LinguagensEnsino Médio19
LicitaçãoEnsino Médio18
Lei 8112 90Ensino Médio18
Interpretação de TextosEnsino Médio18
OracleEnsino Superior16
Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Gestão de PessoasEnsino Médio2
Gerência de ProjetosEnsino Superior1
Engenharia de SoftwareEnsino Superior1
LicitaçãoEnsino Médio1
Atos AdministrativosEnsino Superior1
Governança de TIEnsino Superior1
OracleEnsino Superior1
Gestão de ConflitosEnsino Médio1
Execução Financeira e OrçamentáriaEnsino Superior1
Análise Combinatória SimplesEnsino Superior1
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.