Entrar

Prova e gabarito concurso SEE PE (Professores) 2023

Por Sumaia Santana | Em 07/04/2023 12:10:51 | Pernambuco, Gabaritos, SEE PE

Secretaria da Educação e do Esporte de Pernambuco tem 155 vagas para professores de educação especial e música. Confira informações sobre as provas e gabarito.


Os candidatos deverão solucionar 120 questões
Os candidatos deverão solucionar 120 questões

Com 1.403 inscritos, a prova objetiva e discursiva do concurso SEE PE 2023 (Secretaria de Educação e Esportes) de Pernambuco acontece neste domingo, 2 de abril. 

O exame, de responsabilidade do Cebraspe, visa selecionar 29 Professores Braillistas, 25 Professores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e 101 Professores de Música de canto, instrumentos, teoria musical e iniciação musical.

Ao todo, são 155 vagas e os salários oferecidos são de R$2.925,00 para 150 horas mensais e R$3.900,00 por 200 horas mensais. Nas 4h30 de duração, os candidatos deverão solucionar 120 questões, 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

O módulo de conhecimentos básicos contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Direito Administrativo, Tecnologia na Educação,  Informática Básica e Atualidades (somente para a prova discursiva). 

Para ser aprovado na prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos precisam:

  • obter nota igual ou superior a 10 nas questões de conhecimentos básicos;
  • obter nota igual ou superior a 14 nas questões de conhecimentos específicos;
  • obter nota igual ou superior a 36 no conjunto da prova.

Em relação a prova discursiva, a proposta é a elaboração de um texto dissertativo de 30 linhas. A redação vale 30 pontos e a nota mínima é a metade desse valor. 

Divulgação dos gabaritos concurso SEE PE (Professores)

A consulta individual aos gabaritos preliminares será liberada pelo Cebraspe entre os dias 4 e 6 de abril.

Quem julgar necessário, poderá entrar com recurso contra o gabarito nos dias 5 e 6, exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, que estará disponível das 10h do primeiro até às 18h do último dia. 

A banca informa que os candidatos que contestarem o gabarito inicial deverão ser claros, consistentes e objetivos. Outra orientação é usar um formulário para cada questionamento.

Os gabaritos após julgamentos dos recursos estarão disponíveis no dia 25 de abril.

Sobre a nota da prova discursiva, a publicação do resultado acontecerá no dia 4 de abril. Os prazos para entrar com recurso e o resultado final são os mesmos do gabarito.

Outras etapas do concurso SEE PE (Professores)

O certame é composto ainda pelas seguintes avaliações:

1. Prova Prática para Professor Brailista e Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais:

  • a) Professor Brailista: com duração de  2h30, ela será aplicada coletivamente. Os profissionais deverão apresentar seus conhecimentos sobre a manipulação de equipamentos e simular uma situação-problema relacionada ao cotidiano da função;
  • b) Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais: apresentação dos conhecimentos específicos referentes ao cargo na presença de uma banca especializada composta por 3 pessoas, dois ouvintes e uma surda.

2. Prova Prática para Professor de Música

Para os professores de violão, guitarra, violão popular, viola nordestina de 10, violão erudito, bandolim, cavaquinho, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico, a prova prática é individual e os participantes terão 15 minutos para executar a peça selecionada pela comissão. É obrigatório que cada um leve seu instrumento.

Para os professores de canto erudito, canto popular, iniciação musical, teoria musical, canto coral, conjunto de flautas, prática de conjunto, prática de conjunto, apreciação e criação musical, conjunto de percussão, educação musical inclusiva, percepção musical, prática de coro, harmonia e composição, prática de coro, prática de orquestra, tradições populares do nordeste, expressão cênica e tecnologias a aplicadas à música, a prova prática será de 15 minutos e de forma individual.

Por fim, a prova prática para professores de bateria, percussão erudita, percussão popular, clarinete, fagote, saxofone, flauta transversal, trompete, trombone, trompa, tuba, teclado, piano erudito, piano popular e acordeon também será individual, com duração de 15 minutos e vai analisar a interpretação e expressividade.

3. Avaliação de Títulos: de caráter classificatório e valendo 10 pontos, consiste na entrega de certificado de pós-graduação com carga horária mínima de 360 horas, diploma de mestrado, diploma de mestrado e comprovantes de experiência profissional autônoma na Administração Pública ou na iniciativa privada. 

A validade deste certame é de 2 anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.