Entrar

Como saber o que estudar para concurso? Leia o edital!

Por Sumaia Santana | Em 01/08/2023 11:36:34 | Como Passar, Edital | 💬 0

Para convencer você da importância de ler o edital, veja quais são as 13 informações trazidas no edital de qualquer concurso:


Geralmente, os editais de concurso são divididos em sete seções
Geralmente, os editais de concurso são divididos em sete seções

Saber o que estudar para concurso faz você sair na frente. Afinal de contas, é fato que estudar com foco é a chave para conquistar o tão sonhado posto de servidor público.

Você está começando a vida de concurseiro? Então, não perca esta chance de descobrir se tem como saber o que vai cair na prova de qualquer concurso antes do edital ser publicado.

Ler o edital: a chave para o sucesso nos concursos

Quando você compra um equipamento, você lê o manual de instruções, certo? Se não, deveria ler, porque é ele quem explica os recursos e como operá-lo. Esta lógica também pode ser aplicada aos editais, eles são o manual de instruções do concurso.

Mas, infelizmente, muitos concurseiros pulam esta etapa, dada a extensão e a linguagem do documento, por vezes, demasiadamente formal.

Para convencer você da importância de ler o documento, veja quais são as 13 informações trazidas no edital de qualquer concurso:

  1. Número de vagas e se há vagas para cadastro reserva;
  2. Se há reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros;
  3. Quais são os cargos e salários;
  4. Requisitos e funções dos cargos;
  5. Tudo sobre a inscrição: valor/pagamento/solicitação de isenção de taxa, recursos contra inscrição indeferida e lista definitiva de inscrições homologadas;
  6. Quais são as fases de avaliação e locais de aplicação;
  7. Número de questões da prova;
  8. O que vai cair na prova;
  9. Valor/peso de cada questão;
  10. Mecânica de cada etapa de avaliação;
  11. Resultado final e critérios para desempate;
  12. Prazo para homologação do resultado final;
  13. Procedimentos para contratação dos aprovados.

Entenda a divisão dos itens do edital de concurso

Geralmente, os editais de concurso são divididos em sete seções.

Mesmo que algumas bancas organizadoras mudem a ordem de exposição, os nomes ou até mesmo, não tenham uma ou outra seção, o importante é que todas inserem as informações abaixo.

Agora, veja quais são as divisões dos editais e o que cada uma representa:

1. Cabeçalho

O cabeçalho traz informações sobre o órgão a qual se destina o concurso. O número do edital, o regime de contratação o qual serão submetidos os candidatos aprovados também constam nesta seção.

2. Disposições preliminares

Aqui, você encontra a apresentação da banca organizadora e a necessidade de aprovação em todas as etapas para assumir o cargo. Nos editais de concursos da Fundação VUNESP, está descrito a porcentagem destinada a reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência. Os editais, independentemente da banca, explicam as leis municipais que regem tais políticas de ações afirmativas.

3. Dos cargos

Nesta seção está descrito quais são os cargos, número de vagas, se há vagas para cadastro reserva, requisitos e documentos para comprovação, atribuições, salários, jornada de trabalho e remunerações.

4. Das inscrições

As informações sobre as inscrições são: prazo, qual site deverá ser acessado, se é possível fazer a inscrição pessoalmente, valor da taxa, prazo e condições para isenção de taxa e como pedir atendimento especial no dia da prova.

5. Da reserva de vagas

Qual o percentual destinado a pessoas com deficiência e negros? Além disso, explicação sobre os procedimentos necessários na inscrição, como é a avaliação biopsicossocial e também, como funciona o procedimento de heteroidentificação.

6. Das provas

O candidato descobre se a prova tem caráter eliminatório e classificatório, data e local de aplicação, com quanto tempo de antecedência é preciso chegar no dia, com o que o candidato pode entrar na sala, tempo para responder às questões, quais são os critérios de classificação e desempate e ainda, como entrar com recurso contra o resultado da prova.

7. Das disposições finais

O candidato pode conferir aqui dados sobre a classificação final, quando acontece a homologação do resultado final, documentos e os exames necessários para contração.

Devo estudar para concurso antes do edital ser publicado?

A resposta é sim! Isso porque a preparação para concursos requer planejamento. O ideal é que você comece a estudar assim que houver a confirmação do certame. E para ajudar você, trouxemos dicas valiosas:

1. Resolver simulados

Os simulados para concursos reproduzem o estilo e número de perguntas da banca. O primeiro benefício é conseguir administrar bem o tempo, o que impacta positivamente seu psicológico.

Outra vantagem dessa estratégia de estudo para concurso é que o simulado é um estudo ativo, ou seja, colocar em prática aquilo que aprendeu.

2. Responder questões de concursos

Ao responder questões de concursos você descobre como são os enunciados: são longos como os elaborados pelo Cebraspe e a FGV, ou então, curtos e objetivos, característicos do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Outra coisa interessante é que responder questões de concursos estimula o hemisfério esquerdo do cérebro, área responsável pelo raciocínio lógico.

3. Resolver provas anteriores

Sabia que resolver provas de concursos anteriores também deve fazer parte da agenda de quem estuda para concurso? Com elas você consegue mensurar o seu aprendizado e entender como a banca organiza as provas para o órgão público que você tem em mente.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.