Entrar

Qual a importância de resolver provas de concursos anteriores?

Por Sumaia Santana | Em 15/02/2023 22:26:50 | Como Passar, Como Estudar | 💬 0

Ao se preparar para concursos, resolver provas ajuda porque complementa o estudo passivo, elas fazem com que o conteúdo seja melhor assimilado e fixado.


Receber a prova e reconhecer o padrão empregado pela empresa responsável coloca você muitas casas à frente
Receber a prova e reconhecer o padrão empregado pela empresa responsável coloca você muitas casas à frente

Será que resolver provas de concursos anteriores ajudam você a se preparar para concursos? Se você acha que não interfere em nada, saiba que está errado e vamos provar isso.

Nosso primeiro argumento são os 1.972.021 usuários cadastrados e ativos no site Gabarite. É como se quase toda a população do estado do Paraná visitasse 3 milhões de páginas diariamente.

Temos certeza que as provas de concurso estão na pauta dos assuntos deste universo de concurseiros.

As provas de concursos anteriores do Gabarite podem ser acessadas gratuitamente. Basta você entrar no site com seu login e senha, ou então, fazer o cadastro, caso ainda não tenha.

O material está disponível para download. Ah! E tem provas de vários cargos, desde os que exigem baixo nível de escolaridade, como esta para auxiliar de serviços gerais até os que demandam graduação e especialização, caso deste arquivo de prova para engenheiro.

São mais de 20 páginas destinadas a provas de concurso, com mais de 20 mil provas. Se tudo isso ainda não foi suficiente para convencê-lo da importância de resolver provas de concursos anteriores, continue aqui.

Como resolver provas de concursos anteriores ajuda você?

Existem duas formas de estudo: estudo passivo e o estudo ativo:

  1. estudo passivo: informação é captada ao ouvir um professor explicar a matéria, pela leitura de livros e apostilas e ao assistir vídeoaulas;
  2. estudo ativo: onde o estudante coloca em prática o que aprendeu, podendo ser pela resolução de provas, simulados, questões, flashcards e mapas mentais.

Ao se preparar para concursos, resolver provas ajuda porque complementa o estudo passivo, elas fazem com que o conteúdo seja melhor assimilado e fixado. Elas também são uma forma de mensurar o seu aprendizado.

Outra questão é que as provas de concursos anteriores permitem você conhecer as características da banca.

Por exemplo, imagine que seu objetivo for o concurso Banco do Brasil para Escriturário, organizado pela Fundação Cesgranrio que também foi responsável pela seleção do BB para o mesmo cargo nos anos de 2012, 2014, 2015, 2018, 2021.

Os enunciados da Fundação Cesgranrio são curtos e objetivos e os certames de nível médio costumam ter maior grau de dificuldade.

Se você resolver provas do Banco do Brasil para Escriturário realizadas por essa empresa, vai entrar em contato com esta nuance, além de descobrir quais são os assuntos mais cobrados.

Receber a prova e reconhecer o padrão empregado pela empresa responsável coloca você muitas casas à frente. Então, incorpore o hábito de resolver provas de concursos em sua rotina imediatamente.

Quantas provas de concursos devo responder por semana?

Na verdade, o ideal é que você resolva provas de concurso assim que finalizar o estudo passivo, ou seja, a teoria.

Porém, se você estuda para concurso e trabalha e não dispõe de muito tempo, pode deixar essa ferramenta para os finais de semana. Neste caso, o conteúdo estudado pela semana deve estar bem resolvido.

Para extrair o melhor desta estratégia de estudar para concurso, veja o que você deve fazer:

1. Estude em um local tranquilo

Sabemos que isso é difícil, mas faça um esforço e encontre um cantinho na sua casa onde você possa ficar sozinho por, no mínimo, 2 horas;

2. Nada de celular

Muitas vezes, perdemos minutos e às vezes horas nas redes sociais, WhatsApp e nos joguinhos on-line. Este tempo que não volta, poderia ser usado para estudar algo que você tem dificuldade. Por isso, não deixe seu celular em seu ambiente de estudos;

3. Não esqueça da hidratação

Ao menor sinal de desidratação, ficamos fracos e perdemos a concentração. Tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado. Lembre-se que o recomendado é 1,5 litro por dia;

4. Boa alimentação

Sabia que a alimentação também pode dar uma forcinha? A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C, nutriente que renova as células e atua no antienvelhecimento do cérebro.

O mirtilo contribui para a preservação da memória. Alimentos ricos em gorduras boas, como as castanhas, também são importantes para a saúde do cérebro.

Como acessar provas de concursos anteriores no Gabarite?

É muito fácil e ainda por cima, de graça! Siga o nosso passo a passo:

  1. Entre no site com seu login e senha, ou então, se cadastre;
  2. Clique em “provas”;
  3. Você pode filtrar por órgão, escolaridade, banco, ano e cargo;
  4. Clique em “baixar prova”.

Não há limite de número de provas de concursos que você pode baixar por dia ou semana. Aproveite esta ferramenta e siga firme para conquistar a aprovação!

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.