Entrar

Bioma Tundra, Taiga, Floresta Temperada: tipos e características

Por Sumaia Santana | Em 28/09/2022 07:24:13 | Geografia, Biomas | 💬 0

Confira características, localização, fauna, flora e o clima dos Biomas Tundra, Taiga, Floresta Temperada. Biomas são espaços com vegetação e clima próprios.


Biomas são espaços com vegetação e clima próprios
Biomas são espaços com vegetação e clima próprios

Biomas são espaços com vegetação e clima próprios. Mas, isso é uma definição bastante rasa sobre o assunto.

Ter um conhecimento mais aprofundado sobre biomas, conhecer suas localidades e suas particularidades (características, localização, fauna, flora e o clima) é importante para quem vai prestar ENEM e vestibular.

Pensando nisso, elaboramos este resumo sobre as principais características dos biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada para ajudar seus estudos.

O que é bioma: definição

O IBGE define bioma como “conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e climas semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação de paisagem, resultando na diversidade de flora e fauna próprias”.

Quais os tipos de bioma?

Os biomas são classificados como aquáticos e terrestres. Os biomas aquáticos são formados pelos oceanos e rios.

Os biomas terrestres são compostos pela floresta tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

Conheça um pouco sobre esses biomas:

  • Biomas Aquáticos: divididos em bioma marinho (mares e oceanos) e bioma de água doce (lagos, lagoas e rios). Os lagos e lagoas fazem parte do bioma de água doce de águas lênticas ou paradas; enquanto os rios integram o bioma de água doce de águas lóticas ou em movimento;
  • Biomas Terrestres: cada bioma terrestre apresenta vegetação uniforme, porém, pode acontecer de uma vegetação diferente dominar algumas áreas do bioma.

Quais características dos biomas Tundra, Taiga e Floresta Temperada?

Bioma Tundra Ártica

O bioma Tundra fica no Hemisfério Norte, ao sul das calotas polares, estando acima do Círculo Polar Ártico.

Esse bioma abrange a Rússia, Escandinávia (Finlândia, Noruega e Suécia), Groenlândia, norte do Canadá, Ásia e Alasca. Existem duas Tundras, a primeira é a ártica e a alpina e falaremos primeiramente da ártica.

Devido à sua localização, o clima é Polar, sendo assim, o frio é rigoroso e presente durante o ano todo.

A temperatura média do bioma Tundra é de 0º e os ventos intensificam o frio. A temperatura máxima é de 10º, enquanto a mínima pode chegar aos - 30º.

O verão até existe no bioma Tundra, tendo duração de 2 a 4 meses, ainda assim, a temperatura pode ser 0º. Em relação às chuvas, o volume varia e costuma cair quando está mais quente e é como neve.

Na vegetação da Tundra não existem árvores, predominando as plantas rasteiras e arbustos medindo 1 metro de altura. O solo é pobre e fica a maior parte do tempo congelado.

A constituição do solo é de gelo, rocha e sedimentos e recebe o nome de permafrost. Por isso, a flora não é muito robusta, havendo o predomínio, nas áreas elevadas, de musgos e liquens, além de gramíneas, relva e juncos.

A fauna da Tundra ártica é composta por ursos polares, corujas da neve, lobos e raposas árticos, renas, lebres do ártico, lêmigues (roedores) e insetos.

Bioma Tundra Alpina

A Tundra Alpina está em vários países e encontra-se no topo de montanhas. O solo é melhor e não é coberto por gelo. Sua vegetação é composta por ervas, arbustos e musgos, e a fauna reúne animais como insetos da montanha (borboletas, gafanhotos e escaravelhos), marmotas (pequenos roedores), alces e cabras da montanha.

Bioma Taiga

A Taiga, também chamada de Floresta Boreal ou Floresta de Coníferas, está no Hemisfério Norte, mais precisamente na Ásia (Sibéria e Japão), América do Norte (Alasca, Canadá e sul da Groenlândia) e Europa (parte da Noruega e Suécia).

A nomenclatura Floresta Boreal é usada no Canadá para referir-se a área meridional.

Já Taiga é utilizada para falar dos ambientes com poucas árvores localizados no sul da chamada “linha de vegetação arbórea” do Ártico.

O clima no bioma Taiga é subártico, o inverno é seco com temperatura de -50º. O verão desse bioma dura pouco e é caracterizado pela umidade e temperatura que chega aos 20º.

Com a temperatura quente há o derretimento do gelo que dá origem a lagos, pântanos e brejos. Chove pouco e a chuva cai em forma de neve.

O nome Floresta de Coníferas marca uma das características da vegetação da Taiga. As coníferas são plantas em forma de cone e, nesse bioma, os mais comuns são os pinheiros, larícios, abetos e espruces.

A vegetação adapta-se ao solo pobre e ao frio. As folhas não caem das árvores e fazem fotossíntese assim que surge o sol, não usando energia extra para as novas folhas.

Contudo, as folhas dos larícios, por exemplo, caem no inverno para ter água. A natureza possui outros “truques” para preservar a vegetação, conheça:

  • O formato de cone das árvores evita que a neve estrague as folhas;
  • As folhas possuem uma resina que retém a umidade;
  • O tamanho pequeno das folhas pequenas também ajudam porque dessa forma elas perdem pouca água pela transpiração.

As baixas temperaturas não dão margem para diversidade na flora. Musgos, líquens e arbustos integram o grupo de vegetação rasteira. Já as árvores, estas crescem muito perto uma das outras, o que dificulta a entrada de luz solar.

Já a fauna da Taiga é composta por mamíferos como veados, alces, renas, lobos, linces, esquilos, ursos polares e lebres. Muitos animais saem da Taiga durante o inverno ou hibernam.

Os que ficam possuem penas e pelos espessos, além de pele mais grossa. Outros, mudam de cor, como mamífero carnívoro chamado arminho que no verão é castanho escuro e no inverno, branco.

Entre a Tundra e a Taiga há uma zona de transição entre os biomas. Nessa área, quanto mais perto do Polo Norte, as coníferas perdem espaço para as gramíneas e arbustos da Tundra.

Bioma Floresta Temperada

Bioma localizado nas áreas de clima temperado, ou seja, onde a variação climática é regular o ano inteiro.

No verão, a temperatura é relativamente quente, no outono, a temperatura cai com ao longo da estação, o inverno é frio e, na primavera, o clima fica quente no decorrer da estação.

A Floresta Temperada está situada entre os círculos polares a zonas tropicais, compreendendo o oeste da América do Norte, boa parte da Europa, oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irã), leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), Austrália, Nova Zelândia e sul do Chile.

A vegetação da Floresta Temperada é caracterizada pela presença de árvores cujas folhas largas caem no outono, como as nogueiras, carvalhos, faias e bordos. Esse bioma divide-se entre Floresta Decídua Temperada e Floresta Pluvial Temperada.

Bioma Floresta Decídua Temperada

Localizada no leste da América do Norte, região central da Europa, leste asiático (Coreia, Japão e partes da China), Nova Zelândia, sul da Austrália e na América do Sul (Chile e Paraguai).

A temperatura apresenta variação de -30º a 30º, fato que propicia os seguintes acontecimentos:

  • No outono, as folhas perdem a coloração esverdeada e migram para o vermelho e o dourado, caindo após essa transição;
  • A queda das folhas é para as árvores sobreviverem ao inverno sem água e com neve. Com isso, o solo torna-se rico em matéria orgânica;
  • Na primavera ocorre o renascimento das folhas que desenvolvem-se no verão.

A fauna da Floresta Decídua Temperada possui animais herbívoros, carnívoros e onívoros:

  • Herbívoros: coelhos, esquilos, cervos e doninhas;
  • Carnívoros: leões da montanha, linces, raposas e lobos;
  • Onívoros: urso marrom, racuns, opossums.

Uma característica sobre a fauna é que no inverno, algumas aves como o beija-flor, o curruíra e o papa-moscas vão para lugares quentes. Já os pica-paus resistem ao frio graças aos ninhos dentro das árvores.

Por fim, os ursos hibernam e passam o inverno abrigados e em posição de entorpecimento, devido ao alto índice de gordura corporal.

Bioma Floresta Pluvial Temperada

Localizada no noroeste da América do Norte, noroeste da Europa, Austrália, Chile e áreas do Chile, a Floresta Pluvial Temperada está perto dos oceanos e apresenta temperaturas moderadas.

Os invernos não são rígidos, em contrapartida, o verão é um pouco frio. Costuma chover bastante.

A vegetação da Floresta Decídua Temperada possui árvores muito altas, como as coníferas e também as sequoias da Califórnia (Estados Unidos) que medem mais de 90 metros.

Plantas pequenas com folhas que caem no outono como o bordo, arbustos como a samambaia, além de musgos e líquens cobrindo o solo também fazem parte do cenário de vegetação.

Sobre a fauna da Floresta Decídua Temperada, destacam-se os esquilos, cervos, cabras da montanha, alces, marmotas, lobos, coiotes, ursos negros, insetos; aves e roedores que comem sementes do chão.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
CartografiaEnsino Superior7
GeoprocessamentoEnsino Superior6
Geografia FísicaEnsino Superior3
MeteorologiaEnsino Superior3
UrbanizaçãoEnsino Superior2
TopografiaEnsino Médio2
Meio AmbienteEnsino Médio2
GeopolíticaEnsino Médio2
Alagoas ALEnsino Superior1
EconomiaEnsino Superior1
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
GeoprocessamentoEnsino Médio527
CartografiaEnsino Superior456
Geografia FísicaEnsino Superior271
EconomiaEnsino Médio265
MeteorologiaEnsino Superior237
Meio AmbienteEnsino Médio230
TopografiaEnsino Médio168
GeopolíticaEnsino Médio161
UrbanizaçãoEnsino Superior156
Energia e IndustriaEnsino Médio120
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana | Comunicação Social
Formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV. Atua com redatora desde 2015, com experiência na criação de artigos e notícias sobre os mais diversos temas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.