Entrar

Quais foram as 4 fases da Revolução Inglesa?

Por Maíra Pires | Em 28/09/2022 17:13:19 | História, Revolução Inglesa | 💬 0

A Revolução Inglesa foi formada por 4 fases principais referentes a diferentes conflitos que envolviam política e religião. Ocorreu na Inglaterra, Escócia e Irlanda no século XVII.


Quais foram as 4 fases da Revolução Inglesa?

A Revolução inglesa ocorreu na Inglaterra, Escócia e Irlanda no século XVII e se caracterizou por sucessivas guerras civis e transformações políticas que tiveram como resultado o crescimento e a fortificação da burguesia na Inglaterra.

A Revolução inglesa foi formada por 4 fases principais referentes a diferentes conflitos que envolviam política e religião.

Quais foram as 4 fases da revolução inglesa?

1. Revolução Puritana a Guerra Civil (1640-1649)

Esta é referente ao confronte entre o rei e o parlamento durante a Guerra Civil.

Os parlamentares redigiram uma petição ao rei Charles I sancionando que os assuntos relacionados a impostos, julgamentos e o exército seria de responsabilidade do parlamento.

O rei, por sua vez defendia que o seu poder era soberano sobre a nação e decidiu por dissolver o parlamento, governando dessa forma por 11 anos.

Somado a isto, Charles I desejava a união entre a igreja da Escócia e da Inglaterra.

Tal ação gerou reações e protestos inicialmente na Escócia, na medida em que o rei passou a impor a religião Anglicana aos presbiterianos e aos puritanos. O rei Charles I frente aos protestos, declarou guerra contra os opositores.

Durante o conflito entre os exércitos do rei Charles I e do parlamento houve a derrotada do rei e a posterior instalação da República Inglesa com o parlamentar Oliver Cromwell.

2. A República de Oliver Cromwell (1649-1658)

O parlamentar Oliver Cromwell assume a Inglaterra e de imediato toma ações que irá beneficiar a burguesia.

Este implantou os Atos de navegação que permitia proteção aos comerciantes ingleses durante o comércio marítimo, fato que reduziu a concorrência entre a Inglaterra e os holandeses e os espanhóis.

Os poucos anos de república na Inglaterra foram repletos de conflitos e oposições do parlamento à Cromwell. Com isso, este optou também por fechar o parlamento em 1653. Diversos protestos iniciaram pedindo a volta da monarquia.

3. O retorno da Dinastia Stuart (1666-1688)

Com os pedidos de volta a monarquia, Charles II em 1660 voltou ao trono e restabeleceu a dinastia Stuart. No entanto este logo enfrentou conflitos políticos e religiosos em seu reinado.

Charles II defendia a tolerância religiosa, enquanto os parlamentares eram contra essa postura, pois eram todos protestantes. Somado a isso, rei Charles II assinou um decreto que favorecia a igreja Anglicana e não a protestante.

Para, além disso, Jaime, que era irmão de Charles e iria assumir a sucessão do trono, foi descoberto como um católico, causando diversas reações.

Após a descoberta, emergiram duas correntes de protestos, a primeira chamada de os Whigs, que defendiam a exclusão de Jaime na sucessão do trono e a segunda os Tory, que defendiam a sua sucessão.

O rei Charles II era adepto aos Tory e auxiliou na perseguição aos Whigs.

4. Revolução gloriosa (1688- 1689)

Para garantir a permanência da dinastia Stuart foi realizada uma estratégia política.

A filha de Jaime II, a Maria II, que era casada com Guilherme de Orage, foi chamada para assumir o trono britânico, junto com o seu marido.

Este era um momento delicado, onde existia a conexão entre os assuntos religiosos e políticos: a burguesia estava no lado do protestantismo que, por sua vez, defendia a limitação do poder do rei e a ascensão do parlamento.

Maria II da Inglaterra. Pintura de Peter Lely
Maria II da Inglaterra. Pintura de Peter Lely

Diante das oposições a Jaime II devido ao seu catolicismo, Guilherme de Orage invadiu a Inglaterra e retirou Jaime II do trono, recebendo apoio inclusive da nobreza e do parlamento.

Guilherme III assume o trono instaurando a monarquia parlamentar e Jaime II foge para a França.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio27
História GeralEnsino Médio11
AntiguidadeEnsino Médio2
História e Geografia do Mato GrossoEnsino Fundamental1
Segundo ReinadoEnsino Superior1
Teoria em HistóriaEnsino Médio1
Período ColonialEnsino Superior1
MercantilismoEnsino Médio1
Idade MédiaEnsino Médio1
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
História do BrasilEnsino Médio1080
História GeralEnsino Médio885
Teoria em HistóriaEnsino Médio158
Educação em HistóriaEnsino Médio49
PatrimônioEnsino Médio27
MercantilismoEnsino Médio20
Alagoas ALEnsino Médio19
AntiguidadeEnsino Médio19
Mato Grosso MTEnsino Médio17
Santa CatarinaEnsino Médio16
Foto de perfil Maíra Pires
Por Maíra Pires | Professora de História
Graduada em História, habilitada para Licenciatura e Bacharelado, (UDESC) e Mestre em História (UDESC). Cursando Doutorado em História (PUC-SP).

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.