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O que desejava a Política da Boa Vizinhança?

A forma de atuação desejava impedir a influência nazi-fascista na região, monitorar de forma pacífica o crescente antiamericanismo e estimular o comércio entre os países da América Latina com os EUA.


O que desejava a Política da Boa Vizinhança?

A Política da Boa Vizinhança foi realizada durante o governo do democrata Franklin Delano Rooselvelt (1933-45) com o objetivo de transformar a política externa estadunidense na América Latina no contexto do período entre guerras e Segunda Guerra Mundial.

O que desejava a política da boa vizinhança?

A forma de atuação desejava impedir a influência nazi-fascista na região, monitorar de forma pacífica o crescente antiamericanismo e estimular o comércio entre os países da América Latina com os EUA (recuperar os efeitos da Crise de 1929).

Para isso, a VII Conferência Pan-americana em Montevidéu (1933) adotou um discurso de conformidade com as reivindicações latino-americanas de não intervenção em seus territórios.

Durante este período foram adotadas outras conferências com o objetivo de que os países latinos se tornassem aliados dos EUA tendo em vista que trocasse a Alemanha como compradora de produtos de exportações e como fornecedores de manufaturados.

GETULIO VARGAS

Qual foi o papel do Ociaa na política de boa vizinhança?

Com o objetivo de promover a proximidade cultural entre os EUA e a América Latina foi criado em 1941 a OCIAA (Office of the Coordinator of Inter-Americans Affairs).

O Órgão tinha diversos setores sendo que em específico sobre as relações culturais tinham subdivisões como música, cinema, imprensa , literatura, rádio e arte.

A OCIAA utilizava os meios de comunicação, para promover uma propaganda positiva dos EUA sendo fundamental ressaltar o American Way of Life (modo de vida estadunidense) que estava relacionado também a venda de produtos (exemplo a Coca Cola).

Politica da boa vizinhança no Brasil

Através da rádio apresentava programas transmitidos diretamente dos EUA ou, por estações locais, como por exemplo "Voz da América", "O Brasil na Guerra" e o mais famoso da época "O Repórter Esso" (transmitido para mais de 14 países da América Latina).

No Brasil, o principal foi o Repórter Esso (1941) onde através de diversas edições incorporava notícias, propaganda político-ideológico e cultural com o propósito de persuadir o governo e a sociedade brasileira.

É importante destacar que a indústria cinematográfica representada pelo cinema foi a arma de comunicação mais poderosa.

Com o objetivo de viabilizar a promoção interna de filmes, cinejornais sobre os EUA e a América Latina e distribuí-los nesses países da região (uma frota de 200 caminhões percorreram cidades do interior ).

Desta forma, as produções cinematográficas incentivavam a não definir os latino-americanos como vilões ou bandidos, sendo esse papel deveria ser atribuído aos nazi-fascistas.

Pois objetivavam exaltar os valores, princípios e costumes estadunidenses sem difamar o modo de vida latino.

Política da boa vizinhança e Carmen Miranda

Incentivando estereótipos baseados na virilidade dos homens latinos e a sensualidade das mulheres latinas (exemplo Carmem Miranda).

PROPAGANDA
Propaganda da Coca-Cola com o objetivo de incentivar na sociedade brasileira o American Way of Live.

Política da boa vizinhança e Walt Disney

Walt Disney veio ao Brasil em 1941, como agente do OCIAA, com a tarefa de expandir e fortalecer a política da boa vizinhança.

Ele recebeu mais de 100 mil dólares do governo Roosevelt para produzir dois desenhos com a temática estipulada: a solidariedade entre as Américas.

Política da boa vizinhança Pato Donald

Foi lançado em 1942 o desenho animado “Alô Amigos” onde o Pato Donald é uma espécie de “guia turístico” na viagem pela América Latina, atravessando Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e estendendo-se pelo Brasil e Argentina.

Nesse filme, o objetivo era privilegiar uma aproximação com Brasil, Argentina e México, pois eram países que desejavam a liderança regional e possuíam importância cultural perante os outros países.

Política da boa vizinhança e Zé Carioca

Nesse contexto foi criado o personagem Zé Carioca, o papagaio que representava a visão de um Brasil exótico caracterizado pela malandragem carioca, baseada na simpatia e cordialidade.

FILME
Filme que aborda a solidariedade entre as Américas representadas principalmente entre Pato Donald e Zé Carioca.

Política da boa vizinhança e Panchito

O segundo filme foi lançado em 1945 com o nome “Os três cavaleiros”, no Brasil recebeu o nome de “Você foi à Bahia?

Neste filme surge um novo personagem o mexicano Panchito, cujo princípio norteador é o mesmo do primeiro que busca o exotismo na América representada pela Bahia, terra onde os desejos são supridos pela natureza deslumbrante e pela sedução das mulheres, representadas pela baiana Iaiá.


Filmes “Os três cavalheiros” valorizava a fidelidade de Brasil e México na política externa norte americana.

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Foto de perfil Kamilla Soraggi
Por Kamilla Soraggi | Professora de História
Mestranda em História Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e graduada em história na Universidade Federal Fluminense.

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