Entrar

Qual é o relevo da região Centro-Oeste do Brasil?

Por Luana Caroline | Em 08/08/2022 20:08:58 | Geografia, Hidrografia e Relevo | 💬 0

O relevo da região Centro-Oeste brasileira é marcado pela presença de um extenso planalto – Planalto Central. O planalto é a forma de relevo predominante no Brasil.


Qual é o relevo da região Centro-Oeste do Brasil?
Qual é o relevo da região Centro-Oeste do Brasil?

O Brasil é um país que tem muitas paisagens naturais exuberantes, e parte disso é por conta do seu relevo.

As formas do relevo brasileiro são diversificadas ao longo do território do país, as quais, juntamente com o clima, a vegetação, os recursos hídricos, criam diferentes cenários de natureza.

O Brasil é formado a partir de cinco grandes regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, o Sul e o Sudeste), e uma delas é o Centro-Oeste. Mas, como será o relevo do Centro-Oeste brasileiro? Confira aqui!

Mapa da região centro-oeste do Brasil
Mapa da região centro-oeste do Brasil.

O que é o relevo?

Como relevo entendem-se as formas existentes na superfície do planeta Terra. Estas formas são originadas a partir de dois mecanismos principais, podendo ser endógenos ou exógenos.

Os endógenos são aqueles que moldam o relevo de dentro para fora, como o vulcanismo, os abalos sísmicos, movimento das placas tectônicas.

Já os exógenos são os mecanismos que agem externamente no relevo, como as chuvas, os ventos, os rios.

São reconhecidos no Brasil três tipos principais de relevo, sendo eles: planaltos, planícies e depressões.

Qual é o relevo da região Centro-Oeste do Brasil?

O relevo da região Centro-Oeste brasileira é marcado pela presença de um extenso planalto – Planalto Central.

Esta formação do relevo se estende desde o Distrito Federal até Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As altitudes sofrem uma variação entre os 300 e 1.700 metros. O ponto mais elevado do Planalto Central é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com quase 1.700 metros de altitude.

Este local é um ponto turístico muito conhecido, já que abriga cachoeiras, piscinas naturais, cânions e vários riachos.

O ponto mais elevado do Planalto Central é a Chapada dos Veadeiros
O ponto mais elevado do Planalto Central é a Chapada dos Veadeiros.

É na região do Planalto Central – relevo do Centro-Oeste – que está localizada a capital do Brasil, que é Brasília, e que recebe genericamente o nome de “Planalto Central”.

Estão presentes na região Centro-Oeste do Brasil o Planalto e a Chapada dos Parecis, também os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, bem como os Planaltos e Serras de Goiás-Minas.

Ainda, as Serras Residuais do Alto Paraguai e os Planaltos Residuais Sul-Amazônicos. Todos estes são elementos marcantes do relevo do Planalto Central do Brasil.

Os estados da região Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal – possuem muitos recursos hídricos, como rios que fazem parte das bacias hidrográficas Amazônica, do Paraná e do Rio Paraguai.

Além disso, há uma grande biodiversidade na região (fauna e flora). Por conta do relevo plano, muitas regiões do Centro-Oeste são amplamente utilizadas para atividades como pecuária e agricultura, ambas com uso de recursos tecnológicos e com grande produtividade.

O bioma predominante na região Centro-Oeste do Brasil é o Cerrado. Além disso, há o pantanal e áreas com floresta. O Cerrado é marcado pela presença de vegetação herbácea, árvores com troncos retorcidos e esparsos.

O Planalto Central, com sua vegetação de Cerrado, é considerado o “coração do Brasil”. Isso por conta da localização geográfica bem centralizada no território, fazendo a conexão entre as demais regiões e biomas do Brasil.

O Cerrado é também considerado como o “Berço das Águas”, porque fluem dele os principais rios que formam as redes hidrográficas brasileiras.

O relevo da região central do Brasil, especialmente da região Centro-Oeste é muito importante para o desenvolvimento brasileiro, seja pela possibilidade das áreas produtivas, pela concentração de biodiversidade, e também pelo potencial turístico regional.

O que é um planalto?

O planalto é a forma de relevo predominante no Brasil. Esse tipo de relevo é também conhecido como altiplano ou platô. São áreas elevadas, com topos aplainados por conta dos processos erosivos (águas, ventos).

Podem ser mais ou menos planos dependendo dos processos atuantes. Os planaltos podem ser sedimentares, basálticos ou cristalinos.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
CartografiaEnsino Superior7
GeoprocessamentoEnsino Superior6
MeteorologiaEnsino Superior3
Geografia FísicaEnsino Superior3
GeopolíticaEnsino Médio2
UrbanizaçãoEnsino Superior2
TopografiaEnsino Médio2
Meio AmbienteEnsino Médio2
Espaço GeográficoEnsino Superior1
Recursos HídricosEnsino Superior1
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
GeoprocessamentoEnsino Médio527
CartografiaEnsino Superior456
Geografia FísicaEnsino Superior271
EconomiaEnsino Médio265
MeteorologiaEnsino Superior237
Meio AmbienteEnsino Médio230
TopografiaEnsino Médio168
GeopolíticaEnsino Médio161
UrbanizaçãoEnsino Superior156
Energia e IndustriaEnsino Médio120
Foto de perfil Luana Caroline
Por Luana Caroline | Professora de Geografia
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2018) e Graduada em Licenciatura em Geografia (2011).

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.