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O que é a escola, afinal? Qual sua função prática?

Por Luana Caroline | Em 10/10/2022 09:38:28 | Pedagogia, Escola | 💬 0

Mas, o que afinal se pode entender como escola? Qual a função prática desta instituição na sociedade? A escola hoje ainda é importante na formação dos sujeitos?


O que é a escola, afinal?
O que é a escola, afinal?

A resposta para a pergunta “o que é a escola?” pode parecer óbvia, mas também pode vir carregada de generalizações, já que é uma questão que as pessoas não costumam fazer cotidianamente, ficando mais retida aos espaços de formação de profissionais da educação.

Mas, o que afinal se pode entender como escola? Qual a função prática desta instituição na sociedade? A escola hoje ainda é importante na formação dos sujeitos?

Quando é realizado um exercício de pensamento mais profundo sobre a questão educacional e o papel da escola, a pergunta original deste artigo (o que é a escola?) não parece mais tão facilmente elucidável.

Ao longo da história, a humanidade juntou uma ampla gama de conhecimentos sobre o mundo, os quais eram extremamente necessários para que as civilizações pudessem continuar existindo (por exemplo: quais plantas eram comestíveis e quais poderiam matar; qual o melhor momento para migrar, para plantar, etc.).

Estes conhecimentos eram repassados entre as gerações através de teorias e de práticas, porém, sem que para isso existisse outra instituição além da família e da comunidade.

Com isso, a humanidade criou um enorme arcabouço de conhecimentos ao longo de sua evolução, por isso, os seres humanos são chamados de sujeitos históricos, porque fazem parte de todo conhecimento construído ao longo da história.

A palavra “escola” deriva do grego “scholé”, que significa “lugar do ócio”. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre para aprender a pensar.

O modelo atual de escola surge ainda no século XII na Europa, com professores como detentores do conhecimento e os alunos como aprendizes. Antes disso, já existiam métodos de socialização do conhecimento, porém em modelos informais.

As instituições educacionais europeias daquele contexto estavam vinculadas à caridade católica, onde além de aprender a ler, escrever, contar, as crianças ainda tinham lições de catecismo.

Esse modelo foi trazido ao Brasil pelos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus ainda em 1549.

A escola atualmente é fruto dos vários momentos pelos quais passou a educação brasileira, com diversos modelos metodológicos, correntes de pensamento, filosofias e psicologias da Educação.

A escola é o espaço próprio da educação formal.

As crianças chegam à Educação Básica já com vários conhecimentos formulados, mas é na escola onde serão socializados os conteúdos acumulados ao longo do tempo pelas várias gerações de seres humanos que habitaram o planeta Terra.

Estes saberes foram agrupados em áreas do conhecimento, visando seu melhor aprofundamento, bem como uma mais eficaz socialização.

No entanto, a escola é também o ambiente da construção de novos conhecimentos. É no ambiente escolar onde os alunos são instigados a pensar sobre os acontecimentos, bem como atribuir a estes suas próprias considerações e significações.

Por isso, cada vez mais se busca a construção de uma escola em perfil democrático, onde haja a participação também das famílias e da comunidade em geral.

Uma escola onde a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas esteja presente na prática cotidiana, garantindo a formação plena dos sujeitos no processo educativo.

A escola é o espaço onde a diversidade se apresenta com maior intensidade, seja ela de modos pelos quais ver o mundo, de concepções religiosas, políticas, de entendimento das questões sociais, bem como em relação ao próprio jeito de ver as limitações e potencialidades do outro.

O papel da escola na sociedade é o de permitir que os estudantes tenham acesso ao conhecimento acumulado historicamente. Ainda, que estes desenvolvam a capacidade de pensar criticamente sobre as coisas, posicionando-se sempre que necessário ou desejável.

A escola é um ambiente de socialização e consequente modelamento da própria personalidade.

As crianças aprendem em todos os lugares e situações, no entanto, é principalmente no ambiente da escola que elas terão a oportunidade de ter acesso a um mundo de conhecimentos, os quais foram constituídos no decorrer de todo processo histórico pelo qual a humanidade passou.

Foto de perfil Luana Caroline
Por Luana Caroline | Professora de Geografia
Mestra em Geografia (2014), Especialista em Neuropedagogia (2013), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2018) e Graduada em Licenciatura em Geografia (2011).

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