Entrar

Como fazer um bom relatório? Veja tipos e modelos

Por Dinake Núbia | Em 28/10/2020 18:36:19 | Redação | 💬 0

Você sabia que existem técnicas de estrutura para fazer um bom relatório? Neste post você vai aprender como fazer e quais são os tipos e alguns modelos existentes. Confira!



Você, com certeza, já teve que fazer um relatório para o colégio ou faculdade, certo? Assistiu uma palestra, mas o professor exigiu que fosse entregue um relatório ao fim, não é mesmo?

Mas afinal, você sabe os princípios básicos de um relatório e como estruturá-lo? Não se desespere, continue lendo o post que vamos te contar tudo como fazer um relatório nota 10!

O que é um relatório? 

Primeiramente, um relatório é um tipo de texto que tem como objetivo relatar algo, trazendo dados, fatos e conclusões de forma expositiva e ordenada sobre determinado assunto ou pessoa. 

A redação do relatório é técnica e deve ser produzida com linguagem formal, obedecendo às normas gramaticais da língua portuguesa.

O texto deve ser construído de forma clara, objetiva, com coerência e coesão.

Apesar, de todas as técnicas, a principal característica do relatório é que ele é escrito como se estivesse contando algo, porém de forma escrita. 

Como fazer um bom relatório?

Agora que aprendemos o que é um relatório, é a hora de aprender a estruturá-lo.

Primeiramente, é preciso ter um bom roteiro e organizar os pontos a serem tratados. Dependendo do assunto, toda a informação pode ser obtida por meio de pesquisas na internet ou livros.

Então, para elaborar um bom relatório, é necessário seguir os seguintes passos: 

  1. Capa: é a parte que representa a estética do trabalho. Nela são inseridas informações como instituição de ensino, nome do aluno e o título do trabalho. 
  2. Índice: Esta é a parte que orienta o leitor, oferecendo uma melhor localização onde estão os pontos abordados, principalmente se o relatório for extenso. 
  3. Introdução: Assim como em outros trabalho, essa seção deve apresentar resumidamente o que deve conter ao longo do texto. Serve para situar o leitor sobre o assunto a ser tratado no relatório. 
  4. Desenvolvimento: É a maior parte do relatório, pois é o local onde são expostos os textos, imagens, dados, gráficos e tudo que for importante para agregar à pesquisa. 
  5. Conclusão: Aqui é feito o fechamento do relatório. Onde são apresentadas as considerações finais e conclusões acerca do tema. 
  6. Referências: É o espaço destinado a apresentação de todo material que foi utilizado para construir o relatório, seja livros, sites e outros métodos de pesquisa. 

Tipos e modelos de relatórios

Claro que este é o modelo padrão a ser seguido, mas depende muito do tema que será abordado. Conforme for, a estruturação pode ser mais simples, relatando somente algo que aconteceu em determinada situação.

Além disso, o relatório pode ser crítico, onde é expressa a opinião de quem elabora, ou apenas uma síntese, onde o escritor se atém ao detalhamento dos fatos.

Ainda há a possibilidade de que o relatório seja de formação, onde o objetivo é informar passos de alguma atividade, seja pesquisa, experimento, ou outra.

Veja aqui os tipos modelos de relatórios:

  • Científico: geralmente é um relatório acadêmico que tem como objetivo reforçar detalhes de algum congresso, palestra ou atividade realizada dentro do ambiente universitário.
  • Escolar: relato de alguma atividade ou assunto proposto pelo professor; 
  • Administrativo: estes são elaborados por empresas, o objetivo é expor a situação da empresa em determinada área, seja mensal ou semanal. 

Agora que já sabe como estruturar um relatório, está na hora de praticar. Boa sorte!

Foto de perfil Dinake Núbia
Por Dinake Núbia | Jornalista
Jornalista, apaixonada por coordenação e liderança de equipe. Experiência em jornalismo na Internet, assessoria de imprensa, edição de materiais gráficos, textos e vídeos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.