Função Inversa - Injetora, Sobrejetora e Bijetora
O conceito da função inversa é criar outras funções a partir de funções originais. A sobrejetora é aquela que todos os elementos do contradomínio fazem parte da imagem, e já a função injetora define que cada elemento do domínio deve possuir uma única e distinta imagem.
O objetivo do conceito da função inversa é criar outras funções a partir de funções originais. Somente teremos uma função inversa quando esta for bijetora, ou seja, quando os pares ordenados da função original f também pertencerem à função inversa f-1.
Também definimos a função bijetora como uma função que é tanto injetora como sobrejetora. A sobrejetora é aquela que todos os elementos do contradomínio fazem parte da imagem, e já a função injetora define que cada elemento do domínio deve possuir uma única e distinta imagem. Uma vez conhecidas as informações acima, sabemos que essas são as características de uma função inversa.
Dado os conjuntos A = {-1, 3, 5, 7, 9} e B = {1, 4, 7, 9, 11} e a função A→B definida pela função f(x) = x + 2, temos o seguinte diagrama abaixo:
Sendo assim: f = { (-1, 1), (2, 4), (5, 7), (7,9), (9,11)}
Uma vez que essa função é bijetora porque cada elemento do domínio está ligado a um único elemento da imagem, essa função pode ser transformada em uma função inversa.
A função será formada por f-1 de A→B, o que resultará em f-1 : B→A e precisaremos realizar a troca entre x e y na equação y = x + 2 que resultará em x = y + 2. Agora, trocando os sinais teremos -x = -y – 2 → y = x – 2, logo f-1 = y = x – 2.
Na inversa, o que é imagem vira domínio e o que é domínio vira imagem.
Então f-1 : {(1, -1), (4, 2), (7, 5), (9, 7), (9, 11)}
Devemos, para obter uma função inversa, seguir o seguinte roteiro:
- Trocar as variáveis de lugar. Colocar o x antes do sinal de igualdade e o y depois.
- Isolar o y realizando as operações necessárias.
Exemplos
1) Determine a função inversa da equação y = 3x +2.
- Primeiro, trocamos as variáveis de lugar.
- x = 3y + 2
- Agora precisamos isolar o y.
- f-1(x) =x-2/3
2) Considere os conjuntos A = {2, 3, -1, 5, -3} e o conjunto {1, 3, -5, 7, 9} e a função f: A→B tal que f (x) = 2x – 3. A função é invertível?
- Para isso, precisamos testar os valores de x e y dentro da equação.
- f (x) = 2x – 3
- (2, 1) → 1 = 2 * 2 – 3 → 1 = 1 = 1
- (3, 3) → 3 = 2 * 3 – 3 → 3 = 3
- (-1, -5) → -5 = 2 * (-1) – 3 → -5 = -5
- (5, 7) → 7 = 2 * (5) – 3 → 7 = 7
- (-3, 9) → 9 = 2 * (-3) – 3 → 9 = -9 → 9 ≠ 9
Resolver simulados | Escolaridade | Quantidade |
Raciocínio Matemático | Ensino Médio | 18 |
Cálculo Aritmético | Médio | 11 |
Aritmética e Problemas | Ensino Médio | 11 |
Cálculo Aritmético Aproximado | Ensino Superior | 7 |
Porcentagem | Ensino Fundamental | 6 |
Trigonometria | Ensino Médio | 3 |
Retas | Ensino Médio | 3 |
Razão e Proporção | Ensino Médio | 3 |
Geometria Plana | Ensino Médio | 3 |
Aritmética e Algebra | Ensino Médio | 3 |
Resolver questões | Escolaridade | Quantidade |
Cálculo Aritmético Aproximado | Ensino Médio | 2073 |
Aritmética e Algebra | Ensino Médio | 1326 |
Aritmética e Problemas | Ensino Médio | 1112 |
Cálculo Aritmético | Ensino Médio | 801 |
Geometria | Ensino Médio | 530 |
Porcentagem | Ensino Fundamental | 373 |
Funções | Ensino Médio | 366 |
Equações do 1 grau e Sistemas de Equações | Ensino Médio | 310 |
Sistemas Lineares | Ensino Médio | 289 |
Álgebra | Ensino Médio | 282 |
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