Entrar

Regras de Concordância Verbal e Concordância Nominal

Por Gabarite Concurso | Em 26/09/2020 12:11:54 | Português | 💬 0

O que é concordância? Saber sobre regras de concordância verbal e nominal é necessária em provas de concursos. Resolva exercícios.



Compreender sobre as regras de concordância verbal e concordância nominal pode fazer-se extremamente necessária no seu dia-a-dia, seja para a escola, um vestibular, um concurso público ou qualquer outra forma que se faça imprescindível à forma correta de escrita.

Confira abaixo de forma simples, rápida e prática tudo o que você precisa saber sobre a concordância verbal e nominal e também como elas são aplicadas.

O que é concordância?

Concordância, de modo resumido, é o modo pelo qual um adjetivo varia no gênero e no número de acordo com o substantivo ao qual está se referindo – que é a concordância nominal – e o modo pelo qual um verbo varia em pessoa e número de acordo com o sujeito da frase; constituindo a concordância verbal.

Concordância Nominal

A Concordância Nominal é simplesmente definida como os ajustes que fazemos aos devidos termos da oração para que passem a concordar em número e gênero com o substantivo da mesma. Os pontos a serem alterados da oração são: numeral, pronome, adjetivo, artigo e o verbo.

Este último merece atenção redobrada, pois ele também será flexionado, necessitando um estudo a parte para saber sua melhor colocação na oração.

Temos como base uma regra geral que afirma que o adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome devem concordar com o número e o gênero do substantivo.

Concordância Verbal

A Concordância Verbal está relacionada ao que diz respeito do verbo em relação ao sujeito. Sendo assim, o verbo deve concordar em número (sendo ele singular ou plural) e em pessoa (sendo ela 1ª, 2ª ou 3ª), ambos com o sujeito.

Em suma, a regra geral que é aplicada é a de que o verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito, para que tudo esteja correto, conforme as normas vigentes da gramática.

O primeiro passo é definir quem é o sujeito da frase e se ele é simples ou composto. Sujeito Simples: sujeito que possui somente um núcleo, o que faz com que a concordância seja mais direta, no singular. Sujeito composto: sujeito com mais de um núcleo, sendo o verbo obrigatoriamente posto no plural.

Exercícios de concordância verbal e nominal.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Interpretação de TextosEnsino Superior272
SintaxeEnsino Médio28
Interpretação TextualEnsino Médio17
Interpretação de TextoEnsino Médio13
VerbosEnsino Médio8
PontuaçãoEnsino Médio8
MorfologiaEnsino Superior8
Flexão VerbalEnsino Médio7
Locução AdverbialEnsino Médio7
OrtografiaEnsino Médio5
Resolver questõesEscolaridadeQuantidade
Interpretação de TextosEnsino Superior5484
Interpretação TextualEnsino Médio2502
SintaxeEnsino Médio1727
MorfologiaEnsino Superior1188
PontuaçãoEnsino Médio832
OrtografiaEnsino Médio593
Redação OficialEnsino Médio455
CraseEnsino Médio386
Morfologia PronomesEnsino Médio370
Interpretação de TextoEnsino Médio266
Foto de perfil Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso | Redação e Edição
Perfil oficial do site Gabarite. Fazem parte do time: servidores públicos, estudantes, professores e jornalistas.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.