Simulado: Noções Gerais de Causas de Extinção da Punibilidade - Exercícios

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "Noções Gerais de Causas de Extinção da Punibilidade - Exercícios" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.

Estatísticas:
8 resolveram
35% média site
Dificuldade Difícil
0 ótimo
2 bom
6 regular
0 péssimo


Ricardo e Saulo, sócios diretores de uma empresa de cosméticos com sede no estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2017, prestaram declarações falsas à autoridade fazendária, com o escopo de suprimir imposto federal. A empresa foi alvo de autuação e o imposto reduzido devidamente lançado. Após a conclusão das investigações, Ricardo e Saulo foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crime contra a ordem tributária (artigo 1° , I, da Lei n° 8.137/1990). A denúncia foi recebida pela Justiça Federal e a ação penal passou a tramitar regularmente. No curso da ação penal, antes da prolação da sentença de primeiro grau, Ricardo e Saulo quitaram integralmente o débito tributário suprimido. Neste caso, Ricardo e Saulo

Sobre a extinção da punibilidade, nos termos preconizados pelo Código Penal, é correto afirmar:

De acordo com o art. 108 do CP, é correto afirmar que

É causa de extinção da punibilidade, nos estritos termos do art. 107 do CP:

A respeito da extinção da punibilidade, assinale a alternativa correta.

É causa de extinção da punibilidade, expressamente prevista no art. 107 do CP,

No que concerne ao art. 107 do CP, que enumera as causas extintivas da punibilidade, trata-se de rol

A extinção da punibilidade pode ser compreendida como sendo a perda do direito do Estado de impor sanção penal ao autor de fato típico e ilícito. É possível, assim, encontrar hipóteses de extinção da punibilidade no Código Penal, bem como nas legislações extravagantes. Acerca do tema, é correto afirmar:

Com relação à punibilidade e às causas de sua extinção, julgue os itens a seguir.

I A morte do agente extingue todos os efeitos penais, exceto a cobrança da pena de multa e da pena alternativa pecuniária, que poderão ser cobradas dos herdeiros.
II O instrumento normativo para instrumentalizar o indulto e a anistia é o decreto presidencial; enquanto a graça é concedida por lei.
III De acordo com o Código Penal, o recebimento de indenização pelo dano resultante do crime caracteriza renúncia tácita ao direito de prestar queixa.
IV A retratação, prevista no Código Penal, é admitida nos casos de crimes contra a honra, mas apenas se tratar-se de calúnia e difamação, sendo inadmissível na injúria.
V Em se tratando de crimes contra honra, o Código Penal prevê a possibilidade de retratação exclusivamente pessoal, ou seja, ela não se comunica aos demais ofensores.

Estão certos apenas os itens

Praticado o ilícito penal por um indivíduo culpável, surge para o Estado o direito de aplicar a sanção penal prevista na lei incriminadora. Contudo, o direito de punir não é absoluto, sendo possível que ocorra alguma causa extintiva de punibilidade, impedindo que o Estado imponha a sanção ao agente. Diante disso, com fundamento no que dispõe o Código Penal sobre a extinção de punibilidade, é correto afirmar:

Comentários sobre "Noções Gerais de Causas de Extinção da Punibilidade - Exercícios"

Participe, faça um comentário.