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Simulado: Arquivista - Teoria e Abordagem Arquivística - UFF

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1 bom
3 regular
2 péssimo

O conceito de preservação no universo digital, segundo CONWAY (2001), tem assumido três significados: possibilitar o uso de documentos, proteger o item original copiado e manter os objetos digitais. Para o autor, este último significado é resultado da escolha da forma de armazenamento, da expectativa de vida dos sistemas de formação de imagens digitais e também da preocupação em garantir o acesso ao documento – que se traduz pelo planejamento e ação relacionados:

Apesar de algumas releituras da questão na literatura especializada, para FONSECA (2005) o princípio da proveniência ainda figura, na disciplina arquivística, como:

A operação básica para os arquivos correntes, segundo SCHELLENBERG (2006), é a:

Além de suporte, gênero, tipo, forma, formato e contexto de produção, o sétimo elemento característico de qualquer documento, conforme GONÇALVES (1998), é sua:

Para GONÇALVES (1998), além de simplicidade e flexibilidade, um plano de classificação de boa qualidade precisa ter também:

As listas e tabelas de descarte e os planos de destinação são considerados por SCHELLENBERG (2006):

SCHELLENBERG (2006) adverte que se cada documento de um arquivo for tirado arbitrariamente do seu contexto e reorganizado por um sistema classificado ou outro qualquer, poderá perder sua integridade como documento da organização e função, perdendo, assim, seu valor

Conforme GONÇALVES (1998), na fase corrente, o plano de classificação de documentos de arquivo deve abranger todos os tipos documentais produzidos/acumulados pela entidade, pois todos eles devem ser objeto de organização, estando, portanto, sujeitos à classificação e à ordenação. Sendo assim, o plano de classificação será também extremamente útil à elaboração dos planos de destinação e das tabelas de temporalidade, essenciais no processo de:

Segundo GONÇALVES (1998), para que a organização dos documentos arquivísticos possa resultar eficiente, tanto a classificação quanto a ordenação devem estar:

Na chamada classificação funcional, SCHELLENBERG (2006) aconselha, sempre que possível, para os documentos públicos que se relacionam com importantes diretrizes, opiniões e decisões políticas, que se criem:

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Gestão de DocumentosEnsino Superior8
Conceitos FundamentaisEnsino Superior8
Avaliação de DocumentosEnsino Médio7
Arquivos PermanentesEnsino Superior6
Classificação de DocumentosEnsino Superior6
Arquivos Corrente e IntermediárioEnsino Médio6
Legislação ArquivísticaEnsino Superior5
Conceitos e DefiniçõesEnsino Médio4
Conceitos Fundamentais em ArquivologiaEnsino Superior4
Administração de ArquivosEnsino Superior4

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