Entrar

Simulado: Exercícios sobre Alcoolismo e Adição a Drogas com Gabarito - Medicina

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Alcoolismo e Adição a Drogas com Gabarito - Medicina" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


32 resolveram
33% acertos
Difícil
2 ótimo
5 bom
18 regular
7 péssimo

Um homem de 49 anos com antecedente de alcoolismo grave é trazido ao pronto-socorro com febre alta e calafrios. O diagnóstico é de pequeno foco infeccioso pulmonar. Iniciam-se medidas para equilíbrio hidroeletrolítico, sintomático e antibioticoterapia endovenosa. Está consciente e orientado com tremores finos de extremidades. Após algumas horas, passa a apresentar movimentos repetitivos na musculatura facial e cervical à direita, caracterizando convulsões focais. A conduta mais adequada é

A síndrome de abstinência alcoólica apresenta, nas suas fases iniciais, sinais e sintomas característicos, de diferentes graus de intensidade, tais como os relacionados abaixo, sendo MENOS provável a ocorrência de

O abuso de substâncias pode levar o indivíduo a desenvolver dependência ou tolerância à substância utilizada. Diante disso, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito de dependência.

Os analgésicos opioides são drogas que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor. O uso indevido e contínuo pode levar à dependência física e a sintomas de abstinência, assinale a alternativa que apresenta apenas analgésicos opioides.

Os opioides são reconhecidos analgésicos de escolha no tratamento de muitos casos de dores agudas e crônicas, porém seu uso prolongado leva a alterações celulares importantes responsáveis pelo desenvolvimento de tolerância, dependência e, até, do vício.

Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, toxicomania ou toxicofilia é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo ou à sociedade, produzida pelo repetido consumo de uma droga natural ou sintética.

É correto afirmar:

Em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), comparece um jovem, trazido por amigos, após saírem de uma “balada”. Relatam que o amigo, logo ao chegar, fez uso de duas latas de cerveja. Em poucos minutos, passou a apresentar graves alterações de comportamento. Agrediu um segurança, quebrou cadeiras e destruiu o banheiro. Passou a ofender outras pessoas e envolveu-se em uma briga. Ao sair da festa, tentou jogar-se na frente de carros que passavam na rua. Ao exame, o paciente estava intensamente agitado, com comprometimento da autocrítica, não conseguindo ficar em pé por seus próprios meios, leve nistagmo, conjuntivas hiperemiadas e hálito alcoólico. Os amigos não sabem se ele é usuário de outras drogas, mas sempre foi uma pessoa muito calma. Foi medicado, acordou algumas horas após e não se recordava do que tinha acontecido.

A possibilidade diagnóstica desse caso pode ser  

No tratamento de intoxicação por cocaína, com agitação, taquicardia, dor torácica e hipertensão arterial, NÃO se recomenda o emprego de

Pacientes com alcoolismo severo quando internados, em decorrência de doenças clínicas ou cirúrgicas agudas, estão sujeitos a sintomas de abstinência alcoólica, como os abaixo, EXCETO

Em relação à dependência de fármacos, analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.