Entrar

Simulado: Exercícios sobre Endocrinologia com Gabarito - Medicina

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Endocrinologia com Gabarito - Medicina" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


50 resolveram
42% acertos
Difícil
4 ótimo
16 bom
20 regular
10 péssimo

Paciente de 54 anos, sexo feminino, apresenta HbA1C 6,9%, glicose de jejum 127 mg/dL e uma glicose 2 horas após sobrecarga de 75 g de glicose. É correto afirmar que essa paciente tem

Mulher, 65 anos, apresenta fadiga, intolerância ao frio, ganho de peso, depressão, menorragia, rouquidão, pele seca e áspera, bradicardia e reflexos tendinosos profundos lentos.

Assinale a alternativa que apresenta as alterações laboratoriais que mais provavelmente serão encontradas.

Homem, 64 anos, comparece ao ambulatório para acompanhamento periódico do diabetes. Refere que fazia uso de metformina 1000 mg 2x ao dia e glibenclamida 5 mg 3x ao dia, mas, há 2 anos, a glibenclamida foi suspensa e iniciada insulina glargina. No momento está usando 30 unidades de glargina à noite. No entanto, tem levantado até duas vezes por noite com episódios de hipoglicemia. Durante o dia, a glicemia varia entre 150 a 200 mg/dL. A hemoglobina glicada colhida há dois dias é 7,6%.

A conduta mais apropriada neste momento é

Mulher, 52 anos, previamente hígida e sem sintomas atuais, comparece em consulta médica com os seguintes exames

– TSH = 4,0 mUI/mL (normal 0,27 – 4,2)
– T4 livre = 1,2 ng/dL (normal 0,93 – 1,70)
– Ultrassonografia de tireoide: presença de nódulo de 1,9x1,9x2,1 cm, em lobo tireoideano direito, sólido, hipoecogênico, com limites imprecisos, presença de halo hipoecogênico incompleto e vascularização periférica.

Foi indicada punção aspirativa da tireoide, com agulha fina (PAAF), guiada por ultrassonografia (US), e o resultado foi: lesão folicular de significado indeterminado (classe III de Bethesda).

A conduta correta é

Mulher, 37 anos, previamente hígida, procura atendimento médico por estar se sentindo muito fraca nos últimos meses, associada a perda de peso, náuseas e dor abdominal. Refere vários episódios de pré-síncope ao tentar se levantar rapidamente da cama. Além dos sintomas descritos, apresenta adinamia, inapetência e escurecimento da pele. Foi realizada avaliação laboratorial que evidenciou a presença de baixos níveis de cortisol sérico matinal e elevação acentuada do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH).

Assinale a alternativa que apresenta os achados laboratoriais adicionais esperados nesse caso.

Mulher, 44 anos, procura atendimento médico para avaliação periódica de rotina. Não tem antecedentes mórbidos e não faz uso de medicamentos. Durante o exame físico, palpa-se nódulo firme no lobo esquerdo da tireoide, móvel à deglutição e sem linfoadenomegalia cervical. São solicitados exames laboratoriais que não apresentam anormalidades, incluindo função tireoidiana. A ultrassonografia da tireoide evidenciou a presença de nódulo sólido de 1,5 x 1,1 x 1,4 cm, com pontos de calcificação central, discreta vascularização periférica e margens irregulares.

A conduta correta será realizar

Mulher, 69 anos, refere história recente de ganho de peso, sonolência diurna, intolerância ao frio, perda de memória e dores musculares. É hipertensa e dislipidêmica e faz uso de losartana e atorvastatina. Na avaliação clínica, apresenta-se em bom estado geral, bradicárdica, com pele fria e seca, cabelos secos e frágeis, e hiporreflexia tendinosa.

Na avaliação diagnóstica complementar com exames subsidiários, é mais provável que se encontre(m)

Considere os dois quadros clínicos abaixo, ocasionados por efeito adverso de medicamentos utilizados em diabetes tipo 2.

Quadro I: fraqueza, ataxia, Hb: 8,5 g/dL, VCM: 120 fL, aumento de DHL e do índice de segmentação de neutrófilos.
Quadro II : dor abdominal e lipase elevada. Nódulo tireoideano cuja punção aspirativa sugere carcinoma.

Das abaixo, as drogas mais prováveis são, respectivamente,

A hipercalemia é um problema frequente em doença renal crônica ou aguda. Para a redução rápida do potássio sérico, a medida comparativamente mais eficaz é

A hipercalemia é o distúrbio eletrolítico mais grave na insuficiência renal. A forma mais rápida de avaliação deste quadro é por intermédio do eletrocardiograma, que poderá mostrar, EXCETO  

Glicemia casual é definida como aquela realizada em qualquer horário do dia, sem relação com as refeições. A glicose plasmática casual a partir da qual há critério para diagnóstico de diabetes mellitus (com sintomas clássicos) é, em mg/dL,

É medicamento usado em diabetes do tipo 2. Inibe a alfaglicosidase, retardando a absorção de carboidratos. Contraindicado em gestação e doença inflamatória intestinal. Efeitos colaterais são meteorismo, flatulência e diarreia.

O texto refere-se a

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.