Simulado: Exercícios sobre Doenças Renais com Gabarito - Enfermagem

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "Exercícios sobre Doenças Renais com Gabarito - Enfermagem" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.


205 participantes
Nível Difícil
40% nota média
4 ótimo
55 bom
113 regular
33 péssimo
No procedimento de sondagem uretral existem algumas contra indicações. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sangramento no meato uretral.
II. Disúria.
III. Sangue na região escrotal.
IV. Oligúria.

Segundo Doenges (2015), na Taxonomia II: eliminação e troca, o diagnóstico de enfermagem definido como eliminação involuntária de urina associada a distensão excessiva da bexiga indica incontinência urinária:

Hipovolemia e hipotensão por períodos prolongados e obstrução dos rins ou das vias urinárias levam à instalação de um quadro de:

Para evitar as complicações oriundas da prostatectomia, o cuidado de enfermagem e sua respectiva justificativa devem ser:

Ao orientar um indivíduo com histórico de eliminação urinária de cálculos de oxalato, o enfermeiro deve enfatizar que para prevenir sua formação, torna-se importante

Sobre sintomas de infecção do trato urinário, assinale a alternativa INCORRETA.

A diálise peritoneal é um procedimento para a remoção de substâncias tóxicas e metabólicas normalmente excretadas pelos rins e para auxiliar a regularização de fluidos e balanço eletrolítico. O procedimento é realizado infundindo um fluido para diálise na cavidade peritoneal através de um cateter. Uma das modalidades da diálise peritoneal é a diálise peritoneal contínua e ambulatorial (CAPD) que é realizada diariamente, cerca de 4 a 5 vezes ao dia e de forma manual, pelo paciente e/ou familiar treinados. Em relação ao CAPD, analise as afirmativas abaixo.

I Antes de infundir a solução de diálise peritoneal, o enfermeiro deve observar a aparência da solução – deve ser turva, devido à alta concentração de glicose que varia entre 4,25% a 10%.
II A técnica de infusão de solução de diálise e de interrupção temporária da diálise não precisa ser asséptica, mas limpa, uma vez que é o paciente e/ou familiar quem realiza o CAPD de forma manual em seu domicílio.
III Dentre as complicações do CAPD estão a peritonite, a perda excessiva de líquidos por uso de uma solução de diálise concentrada (4,25%) e a retenção excessiva de líquido que pode ser por ingesta excessiva de sal ou de líquidos orais.
IV Quando o fluxo de saída do líquido for lento ou ausente, deve-se verificar se o equipo está dobrado. Pode-se também reposicionar o paciente de um lado a outro ou aplicar pressão manual sobre os aspectos laterais do abdome para ajudar a aumentar a drenagem.

Estão corretas as afirmativas 

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) pré-renal pode ser causada por diversas situações, dentre elas:

O uso de alguns tipos de drogas diuréticas podem ocasionar hipocalemia por perda renal. Para a correção do distúrbio primário, uma das recomendações é a

José, 55 anos, apresentou alterações eletrolíticas emergenciais, sendo informado pelo médico que seria necessário iniciar o procedimento de hemodiálise.

Nesse caso, o médico optou por um método dialítico intermitente, qual seja:

O distúrbio primário caracterizado por proteinúria, edema mole (cacifo), hipoalbuminúria e hiperlipidemia, que tem como outros sintomas indisposição, cefaleia, irritabilidade e fadiga, é conhecido como

🖨️ Imprimir simulado

Deixe seu comentário

Participe, faça um comentário.