Entrar

Simulado: Exercícios sobre Doenças Respiratórias com Gabarito - Enfermagem

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios sobre Doenças Respiratórias com Gabarito - Enfermagem" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


336 resolveram
42% acertos
Difícil
9 ótimo
144 bom
162 regular
21 péssimo

Sobre a doença da membrana hialina (DMH), considere a alternativa INCORRETA:

“A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.”
Fonte: Ministério da Saúde. Asma: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. 2019.

Sobre a asma, assinale a assertiva INCORRETA. 

Na semana que se encerrou, um determinado município apresentou condições de umidade relativa do ar muito baixas, temperatura em declínio, associadas à concentração de poluentes devido ao elevado uso de veículos automotores no mesmo período. Essas são condições que favorecem o aumento imediato de

Conhecer o funcionamento normal do sistema respiratório é importante para a identificação das manifestações anormais e implementação do cuidado de enfermagem adequado a cada situação. Na função respiratória normal, segundo Craven e Hirnle (2006),

A aspiração de secreções das vias aéreas superiores e inferiores, por aplicação de sucção no trato respiratório, visa manter a permeabilidade das vias aéreas, promovendo a eficiente troca de oxigênio e prevenindo a infecção decorrente do acúmulo de secreção. Durante a aspiração nasal, oral e endotraqueal alguns aspectos devem ser respeitados; por exemplo, nunca se deve aspirar por um período superior a:

Em pacientes que apresentam quadro de tosse seca, dispneia e sibilo evidencia-se a ocorrência da seguinte doença:

Doença inflamatória crônica caracterizada por resposta aumentada das vias aéreas a alérgenos, por infecção virótica e acessos de grave dificuldade respiratória produzida por episódios de obstrução aguda e reversível dos bronquíolos, que pode levar à limitação permanente do fluxo aéreo. Trata-se da:

Infecção pulmonar, insuficiência cardíaca e enfisema são complicações da seguinte patologia:

Doença crônica irreversível, caracterizada por obstrução brônquica e distensão alveolar. Há perda da elasticidade dos pulmões, destruição alveolar e capilar por acúmulo de ar nos alvéolos. Essa patologia é:

O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou à poluição ocupacional, que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico dessa doença, porém, se possível, recomenda-se a confirmação através do(a):

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Enfermagem ClínicaEnsino Médio26
Saúde do TrabalhadorEnsino Superior15
Semiologia e SemiotécnicaEnsino Superior9
Administração de MedicamentosEnsino Médio9
Urgência e EmergênciaEnsino Médio8
SaúdeEnsino Médio6
Administração em EnfermagemEnsino Médio6
BiossegurançaEnsino Médio6
Enfermagem em Urgência e EmergênciaEnsino Médio5
Enfermagem CirúrgicaEnsino Médio5

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.