Entrar

Simulado: Pediatria - Residência Médica - UNIFESP

Marque todas as questões do simulado desta página "Pediatria - Residência Médica - UNIFESP" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


99 resolveram
39% acertos
Difícil
6 ótimo
34 bom
45 regular
14 péssimo

Menino de 8 anos de idade com queixa de dor e aumento de volume em joelho direito há 18 dias, com duração de 4 dias. Há 13 dias apresentou dor de forte intensidade no tornozelo esquerdo que durou 2 dias, com melhora espontânea. Há 11 dias, dor e aumento de volume em joelho esquerdo, dificultando a deambulação. Nega febre. Qual a manifestação neurológica mais provável?

Adolescente, sexo masculino, 13 anos procura ambulatório com história de aumento de mamas bilateralmente, há cerca de 4 meses. Nega dor local ou saída de secreção. Nega uso de drogas ou doenças crônicas. Refere que pai apresentou quadro semelhante durante a adolescência. Exame físico: eutrófico, desenvolvimento pubertário pelos critérios propostos por Tanner G (genital) 3, glândula mamária palpável bilateralmente com 5 cm de diâmetro, sem sinais flogísticos, indolor à palpação, sem saída de secreção à expressão manual. Diante do caso, quais informações da história e exame físico são as mais relevantes para a hipótese de ginecomastia puberal?

Menino de 2 anos de idade com história de febre de 39o C há 7 dias, diária, só melhorando com dipirona. Há 6 dias lábios avermelhados e erupção no corpo. Há 4 dias olhos vermelhos. Procurou Pronto Socorro sendo feita suspeita de escarlatina. Medicado com penicilina benzatina, sem melhora. Ao exame físico apresentava irritabilidade, língua em framboesa e exantema máculopapular em tronco. Em relação ao caso é correto afirmar que:

Segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para manejo da asma, que critérios são usados para classificar o controle da asma de um paciente em acompanhamento ambulatorial?

Um lactente de 5 meses chega ao Pronto Socorro com frequência cardíaca de 220 batimentos por minuto, pulsos palpáveis e enchimento capilar de 2 segundos. Levado para a sala de emergência, administrado oxigênio e observado no monitor cardíaco: QRS estreito (<0,09 segundos), intervalo R-P ≤70 ms e intervalo R-R constante. Qual das seguintes opções seria mais adequada?

Menino de 5 anos de idade, trazido à consulta de retorno pelo pai preocupado porque a criança está muito pequena. Criança nascida a termo com peso de 2850g. Apresenta asma intermitente desde os 3 anos. Estatura alvo: 168 cm; Radiografia de punhos: Idade Óssea: -1 DP; velocidade de crescimento: 3 cm/ano; IMC: escore z entre -1 e 0; Estatura/Idade: escore z entre -1 e 0. Qual parâmetro indica maior necessidade de investigação do quadro?

A morfologia da hemácia auxilia no diagnóstico diferencial das anemias. Assinale a alternativa em que ambas as anemias são hipocrômica e microcítica:

Adolescente, sexo feminino, 15 anos, refere perda de 15kg nos últimos seis meses e amenorréia. Apresenta vômitos, diarréia, dor abdominal e mal estar. Nega febre. Exame físico revela caquexia, frequência cardíaca de 40 batimentos por minuto. Apresenta potássio sérico de 3,0 mEq/L (normal: 3,5 - 5,1mEq/L), hematócrito de 30% (36 - 43%), velocidade de hemossedimentação de 3 mm/hora (normal: até 10 mm/hora) e colesterol total de 300 mg/dL. Qual a hipótese diagnóstica?

Qual dos achados abaixo determina a escolha do tratamento para um recém-nascido com sífilis congênita?

Um lactente de 2 meses é trazido ao Pronto Socorro pela mãe devido ao quadro de choro intenso. Ela relata que a criança rolou da cama e caiu no chão. A tomografia de crânio revela hematomas subdurais e no exame físico observa hemorragia retiniana bilateral. Qual a hipótese diagnóstica?

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.