Entrar

Simulado: Residência Médica UNIFESP - Obstetrícia e Ginecologia

Marque todas as questões do simulado desta página "Residência Médica UNIFESP - Obstetrícia e Ginecologia" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


77 resolveram
31% acertos
Difícil
1 ótimo
18 bom
40 regular
18 péssimo

Adolescente de 17 anos de idade refere nunca ter menstruado. Exame físico: estadiamento puberal pelos critérios de Tanner: M(mamas) 1 e P(pelos) 1. Peso = 41 kg, Altura = 145 cm ( < percentil 5). Apresenta níveis elevados de FSH (hormônio folículo-estimulante).

Qual o diagnóstico mais provável?

Paciente de 40 anos de idade submeteu-se à cirurgia de Wertheim-Meigs devido a carcinoma espinocelular do colo do útero, estadio FIGO Ib1, com preservação de ovários. O resultado anatomopatológico evidenciou, além do tumor cervical de 3 cm, infiltração de paramétrios laterais com margens cirúrgicas vaginais livres.

Qual a conduta subsequente?

Durante um procedimento de histerectomia total abdominal em paciente de 50 anos de idade, o laudo da biópsia de congelação foi conclusivo para adenocarcinoma endometrial com invasão miometrial menor do que 50%, sem comprometer colo uterino.

Qual o tempo cirúrgico complementar imprescindível, nesse caso?

Paciente de 26 anos de idade com queixa de caroço doloroso na região inguinal direita há um dia. Refere que antes do aparecimento desse caroço, notou uma “feridinha” na vulva que desapareceu sozinha. Ao exame físico, presença de linfoadenomegalia na região inguinal direita, com sinais flogísticos e um ponto de flutuação. Órgãos genitais externos sem outras lesões.

Qual é o agente etiológico?

O aspecto colposcópico "epitélio acetobranco resulta de

Qual é a degeneração mais frequente que o mioma uterino pode sofrer durante a gestação?

Paciente submetida a histerectomia e salpingooforectomia bilateral por endometriose grave. Após 12 meses, houve recidiva dos sintomas. Ao exame ultrassonográfico, nota-se imagem sugestiva de endometriose em cúpula vaginal. A melhor alternativa medicamentosa para o tratamento dos sintomas e redução da lesão seria:

A mastite puerperal infecciosa é uma das principais causas de desmame. Identifique o principal agente etiológico e tratamento adequado.

Paciente assintomática de 44 anos de idade tem diagnóstico de carcinoma ductal in situ multicêntrico à esquerda. Exame físico normal.

Qual a melhor conduta cirúrgica?

Qual é o progestagênio considerado menos trombogênico?

Deixe seu comentário (1)

Participe, faça um comentário.