Simulado: Residência Médica - Médico Infectologista - HUB - Medicina

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "Residência Médica - Médico Infectologista - HUB - Medicina" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.

Estatísticas:
17 resolveram
65% média site
Dificuldade Médio
4 ótimo
12 bom
1 regular
0 péssimo


Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.

Os genes de supressão tumoral, os genes de reparo do não pareamento do DNA (ácido desoxirribonucleico) e os proto-oncogenes contribuem para o aparecimento da neoplasia colorretal de caráter hereditário, não estando relacionados com o câncer esporádico.

Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.

Ao se compararem os prognósticos de pacientes com câncer colorretal com mesmo estadiamento, o prognóstico pós-operatório de um paciente com câncer colorretal hereditário não relacionado com a polipose (HNPCC), ou síndrome de Lynch, é melhor que o de um paciente que não possua essa síndrome.

Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.

A dosagem de marcadores tumorais no sangue, destacadamente o antígeno carcinoembrionário (CEA), representa a melhor estratégia de rastreamento populacional, por ser pouco invasivo e de baixo custo.

O câncer é considerado uma doença genética, pois é desencadeado por alterações no ácido desoxirribonucleico (DNA) da célula. A compreensão das bases moleculares do câncer depende da identificação e caracterização dos genes envolvidos na origem e progressão dessa doença. Acerca desses genes, julgue os próximos itens.

Os oncogenes resultam de mutações que ocorrem em razão da exposição a diversos agentes carcinogênicos físicos, químicos ou biológicos, e sua expressão leva a uma proliferação celular anormal, resultando na formação do tumor.  

Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir.

A ressonância magnética nuclear contribui para o diagnóstico dessa doença, por descartar outras possíveis causas que explicariam os sintomas apresentados pelos pacientes, como a presença de um hematoma subdural crônico.

Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir.

A realização de exame de ressonância magnética nuclear é essencial para a programação terapêutica de pacientes com diagnóstico confirmado de doença de Alzheimer.

Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir.

As alterações de linguagem (comprometimento da memória semântica), com a simplificação dos discursos e redução da diversidade de palavras utilizadas, fazem parte do quadro clínico dessa doença.

Acerca de doenças sexualmente transmissíveis e infecções pélvicas, julgue os itens subsequentes.

Dos subtipos de papilomavírus humano (HPV) encontrados nas lesões de alto risco (16, 18, 31, 39, 45, 56, 58 e 59), o mais comumente encontrado no adenocarcinoma de colo uterino é o 18.

Com referência a intercorrências clínico-cirúrgicas e obstétricas, julgue os próximos itens.

A doença hipertensiva específica da gestação é uma das complicações mais comuns da gravidez e se caracteriza pela presença de hipertensão arterial, edema e(ou) proteinúria. Nas formas graves da doença, a mortalidade materna e a perinatal são elevadas.

No que tange aos aspectos éticos e jurídicos da obstetrícia, julgue os itens a seguir.

Nas gestações múltiplas, com mais de quatro embriões implantados, resolução do Conselho Federal de Medicina permite a utilização da técnica de redução embrionária, desde que o casal assine o termo de consentimento. 

Acerca das alterações puberais, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética.

Uma menina com seis anos de idade apresenta telarca bilateral (Tanner 2), sem alterações na genitália e sem desenvolvimento de pelos pubianos ou axilares. Não houve aceleração de sua velocidade de crescimento no último ano, sua idade óssea é compatível com a cronológica e a ultrassonografia pélvica evidenciou útero e ovários pré-púberes.

Nesse caso clínico, o diagnóstico inicial deve ser de puberdade precoce.

No que se refere a alterações nutricionais, julgue os itens subsequentes.

Considerando que a anemia por deficiência de ferro seja, do ponto de vista alimentar, o principal problema de saúde pública no mundo, a carne e o fígado de boi devem fazer parte da dieta da criança a partir dos nove meses de vida.

No que se refere a alterações nutricionais, julgue os itens subsequentes.

Em uma coletividade, o deficit de altura é o indicador mais sensível para o diagnóstico de má nutrição.

Acerca de infecções, julgue os itens que se seguem.

As mães portadoras do vírus da hepatite B e que são HBsAg (antígeno de superfície da hepatite B) positivas e HBeAg (antígeno solúvel do nucleocapsídeo) negativas oferecem maior risco de transmissão da doença para o recém-nascido.

Comentários sobre "Residência Médica - Médico Infectologista - HUB - Medicina"

Participe, faça um comentário.