Entrar

Simulado: Política Nacional de Imunização - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Marque todas as questões do simulado desta página "Política Nacional de Imunização - Exercícios com Gabarito - Enfermagem" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


157 resolveram
46% acertos
Difícil
9 ótimo
68 bom
74 regular
6 péssimo

A influenza é uma doença respiratória infecciosa viral que pode se agravar e levar ao óbito, principalmente nos indivíduos com fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, promove campanhas nacionais de vacinação contra a influenza. Em 2018, as vacinas utilizadas na campanha são

De acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina que deve ser administrada nos menores de um ano de idade a partir do nascimento, de preferência nas primeiras 12 horas após o parto, para evitar a transmissão vertical da doença é a:

Ao realizar o treinamento do pessoal de enfermagem que participará de campanha anual de vacinação contra a gripe para os funcionários da instituição em que atua, o enfermeiro deve orientá-los que os frascos de vacina vazios ou com sobras de vacina devem ser

Vacinação segura significa toda política, ações e procedimentos em saúde pública, relacionados à administração de vacinas, com a finalidade de minimizar os riscos de transmissão de doenças e de maximizar a efetividade das vacinas. Engloba todo o espectro de eventos desde a produção até a correta administração. Por essa razão, os sistemas de vigilância de eventos pós-vacinação realizam a busca e a investigação de todas as possíveis reações notificadas à autoridade sanitária local. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Com relação ao Programa Nacional de Imunizações, é de competência da esfera federal

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão

Segundo o Programa Nacional de Imunizações, na sala de vacinação, é importante que todos os procedimentos desenvolvidos promovam a máxima segurança. Com relação a esse local, é correto afirmar que

A partir de 2017, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina adsorvida contra difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto (dTpa), para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação. Sobre essa vacina e sua recomendação pelo Programa Nacional de Imunização, considere as afirmações abaixo.

I Gestantes que receberam uma dose da vacina com os componentes difteria, tétano e coqueluche há menos de dez anos não terão necessidade de receber uma nova dose de dTpa.
II A dTpa não deve ser administrada a cada gestação, considerando que os anticorpos têm curta duração e, portanto, a vacinação durante uma gravidez manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes. Essa vacina deverá ser registrada na caderneta de saúde da gestante ou no cartão do pré-natal ou no cartão de vacinação do adulto.
III A vacinação de gestantes com a vacina dTpa visa garantir que os bebês já nasçam com proteção contra a coqueluche, por conta dos anticorpos que são transferidos da mãe para o feto, evitando que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente, o que só ocorre aos seis meses de idade.
IV As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precocemente possível para evitar que a mãe possa transmitir a coqueluche para o recém-nascido, caso ela adoeça, e possa ser uma fonte de infeção para o seu filho, o que não impede, contudo que a criança, ao ter o contato com outra fonte de infecção, tenha o risco de adoecer.

Das orientações, estão corretas

O indicador de cobertura vacinal representa um importante instrumento para a tomada de decisão nas diferentes esferas de gestão, uma vez que somente com coberturas adequadas é possível alcançar o controle ou manter em condição de eliminação ou erradicação as doenças imunopreveníveis sob vigilância. Portanto, além de adequadas, as coberturas de vacinação precisam ser homogêneas. A homogeneidade é um importante indicador de desempenho e se caracteriza pela

De acordo com o Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações, publicado pelo Ministério da Saúde em 2017, assinale a alternativa INCORRETA.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.