Entrar

Simulado: Fisiologia do Sistema Respiratório - Exercícios com Gabarito - Enfermagem

Marque todas as questões do simulado desta página "Fisiologia do Sistema Respiratório - Exercícios com Gabarito - Enfermagem" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


266 resolveram
33% acertos
Difícil
5 ótimo
59 bom
156 regular
46 péssimo

Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.

Paciente admitido na Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de pneumonia. A gasometria arterial coletada em ar ambiente revelou: pH 7,31; PaCO2 55mmHg; PaO2 53mmHg; HCO3 24mEq/l; BE 0; Saturação de O2 88%. Qual é o distúrbio acidobásico apresentado pela paciente?

Como é chamado o processo de movimento dos gases para dentro e para fora do pulmão?

No prontuário do paciente X está anotado que ele apresenta ortopneia; e no do paciente Y, respiração estertorosa. Essas terminologias respiratórias designam, respectivamente,

Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.

I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue.
II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos.
III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos.
IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa.
V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa.

Estão corretas apenas as afirmações

A respiração é a troca de gases entre o organismo e o meio ambiente. A respiração de Kussmaul caracteriza-se por:

Corpo estranho é qualquer objeto ou substância que entra no corpo humano indevidamente. São sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de um corpo estranho, EXCETO:

As proteínas se aderem à superfície dos oxigenadores e circuitos logo após o início da perfusão. A proteína que inicia o processo de aderir aos circuitos denomina-se

A passagem de oxigênio do gás instalado no oxigenador para o sangue, através da membrana microporosa dos oxigenadores depende

Considerando a fisiologia da respiração, o centro respiratório localiza-se:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.