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Simulado: Elaboração do Planejamento de Ensino - Exercícios de Pedagogia com Gabarito

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Difícil
22 ótimo
98 bom
100 regular
36 péssimo

Relacione as colunas abaixo identificando as características essenciais do bom plano de ensino.

1. Coerência
2. Sequência
3. Flexibilidade
4. Precisão e objetividade

( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
( ) É outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.
( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Relacione as colunas identificando as características essenciais de um bom plano de ensino.

1. Coerência
2. Sequência
3. Flexibilidade
4. Precisão e objetividade

( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
( ) Pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que

O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto político e suas circunstâncias históricas. Em 2011 o Fórum Nacional de Educação elaborou documento denominado Planejamento Educacional no Brasil, tratando da temática. BORDIGNON, Genuíno. Planejamento Educacional no Brasil. Brasília: FNE, 2011. A partir desse documento, pode-se compreender melhor o processo de planejamento educacional no Brasil que se caracteriza por alguns aspectos marcantes. Assinale a alternativa que caracteriza esses aspectos.

Comumente entendemos que o processo educativo deve estabelecer direcionamento, traçar caminhos, indicar metas, fins e objetivo. Para isso é necessário que o próprio processo educativo estabeleça uma previsão do que pretende desenvolver ou alcançar, isto é, que se estruture por meio de atitudes científicas utilizando paradigmas de ensino. A primeira dessas atitudes é a previsão do planejamento de todo o processo educacional. A partir dessa ideia, os profissionais da educação, em geral, costumam deduzir que o planejamento é:

Segundo Vasconcellos, o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais, EXCETO:

De acordo com Libâneo (2013, p. 246-247), “a ação de planejar (…) não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes, a atividade consciente da previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político – pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino)”.

O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções:

I – Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana;
II – Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas;
III – Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;
IV – Estabelecer objetivos, conteúdos e métodos afastando-se das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e as condições socioculturais e individuais do aluno a fim de garantir a neutralidade da ação pedagógica do professor;
V – Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, uma vez que torna possível interrelacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.

Assinale a alternativa que apresenta as funções CORRETAS:

“O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro.’’

Considere:

I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.
II. definição dos pontos de chegada.
III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.
IV. construção das orientações normativas.
V. são os passos a dar na caminhada.

No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a

“Não há dúvidas de que planejar significa transformar, revolucionar. Só consegue seus objetivos quem realmente assume um processo de planejamento” (DALMÁS, 1994, p.25). Tendo isso em pauta, ainda podemos dizer que o planejamento supõe um permanente processo de reflexão para tomada de decisões sistematizada, racionalmente organizada como uma atividade eminentemente humana.

Com esse entendimento, marque o item que indica os “elementos do planejamento no processo de ensino e aprendizagem” que organizam as ações referentes ao trabalho pedagógico na sala de aula:

Na elaboração do planejamento, a formulação de objetivos está diretamente relacionada:

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