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Simulado: Referencial Curricular para a Educação Infantil - Exercícios com Gabarito

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51% acertos
Médio
95 ótimo
314 bom
216 regular
37 péssimo

Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:

I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas.
II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.
III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.

Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, o(a)

É o pressuposto que deve orientar o trabalho com a linguagem oral.

Assinale a alternativa com a palavra que completa corretamente a lacuna do trecho seguinte:

"O ____________ da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.”

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, o fazer pedagógico no contexto contemporâneo requer do educador da infância uma compreensão de infância, escola infantil, meio ambiente, cultura, etnias e sociedade e, em especial, um entendimento do desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões, bem como a compreensão dos processos de aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.

I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil, somente, têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.  

De acordo com os padrões da Educação Infantil, os professores e os demais profissionais que atuam em instituições Infantis devem valorizar,

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), as instituições de Educação Infantil, sob a ótica da garantia de direitos, são responsáveis por criarem procedimentos para a avaliação do trabalho pedagógico e das conquistas das crianças. 
Analise as afirmativas que completem a frase: As instituições de Educação Infantil devem... 

I. criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
II. utilizar múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc.). 
III. organizar uma documentação específica que permita às famílias conhecerem o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil. 
IV. prever formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e providenciar instrumentos de registro que permitam aos docentes do Ensino Fundamental conhecer os processos de aprendizagem vivenciados na Educação Infantil. 
V. registrar os processos de avaliação realizados pelo professor, privilegiando o controle e o acompanhamento dos conhecimentos já dominados pelas crianças, bem como das habilidades já desenvolvidas por cada uma delas.

Assinale a opção que apresenta as alternativas CORRETAS.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ao abordar a questão dos componentes curriculares, destaca que os objetivos do ensino, além de explicitarem as intenções educativas, também estabelecem as capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência das ações educativas. Essas capacidades podem ser, entre outras, as de

Partindo do pressuposto de que não há aprendizagem sem conteúdos, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aponta a necessidade de se trabalhar com os conteúdos

Em seu artigo 31, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), determina que a educação infantil será organizada de acordo com a seguinte regra comum:

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Por Maria Nilda dos Santos de Sousa em 15/07/2021 00:05:03
Simulado excelente!
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Por Lidiane da Silva Teles em 15/09/2021 19:39:31
Excelente material

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