Entrar

Simulado: Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Marque todas as questões do simulado desta página "Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito - Pedagogia" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


3.070 resolveram
48% acertos
Difícil
236 ótimo
1.542 bom
1.098 regular
194 péssimo

As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994).

De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino: 

I - Escola nova.
II - Tecnicista.
III - Libertadora.
IV - Histórico-crítica.

( ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos.
( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários.
( ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo.
( ) Coerente à significação humana social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 

Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.

Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas: 

Leia o fragmento a seguir.

Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 

Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.
( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 

Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como

Antunes propõe um novo caminhar para a construção de um sistema educacional no qual o aluno seja o protagonista da história, tendo, assim, autonomia para interferir diretamente no processo do seu desenvolvimento. Com base nessa afirmação, ele apresenta perspectivas que norteiam esse caminhar, quais sejam:

I. Acredita-se que todo aluno opera múltiplas inteligências e que todo educador deve acreditar-se responsável pelo estímulo delas.
II. Pensar na avaliação através de uma visão construtivista, em que a aprendizagem humana somente aconteça à medida que o educando for capaz de construir significados e atribuir sentido ao conteúdo da aprendizagem.
III. Acredita-se que a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, representa um espaço de vivência para o trabalho, um ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade. Apenas dentro dessa visão, pensar em avaliação faz sentido.

Quais estão corretas?

Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

“[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a:

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia _________ a questão central é aprender, e para a pedagogia _________, aprender a aprender, para a pedagogia ___________ o que importa é aprender a fazer”.

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são: 

Deixe seu comentário (13)

Foto de perfil vazia
Por marina luna em 19/04/2020 20:08:29
Muito obrigada! vou continuar respondendo.
Foto de perfil vazia
Por Ana em 06/04/2021 14:19:23
Boa tarde! Não estou conseguindo marcar a questão 8. Não consigo marcar o cursor do mouse.
Foto de perfil vazia
Por Liliane Silva Agnelo em 02/12/2021 23:55:06
Simplesmente amei o simulado. Muito obrigada! Vou continuar a praticar.
Foto de perfil vazia
Por Carla rocha em 13/12/2021 11:23:16
Excelente. Descobri onde preciso focar estudar mais.
Foto de perfil vazia
Por Ariadine Barros em 19/01/2022 22:07:29
não estou conseguindo ver as respostas erradas
Foto de perfil vazia
Por sonia alencar em 03/02/2022 14:11:13
Muito bom esse material de estudo.
Foto de perfil vazia
Por Fabiana de Sá em 24/02/2022 10:17:39
Amei o simulado! Irei continuar respondendo.
Foto de perfil vazia
Por Roberta Rocha em 01/04/2022 21:30:16
Adorei!! Vou continuar!
Foto de perfil vazia
Por Maria Aparecida Vianna dos santos em 15/05/2022 14:09:03
Boa tarde! Esse simulado é maravilhoso, faço sempre!
Muito obrigada pela oportunidade!
Foto de perfil vazia
Por valderi pereira borges em 01/02/2023 17:49:12
esse simulado foi de suma relevancia no contextos da leis da L.DB e aproveita o tempo para melhor estudar para concurso que estar previsto para todos os estados do Brasil
Foto de perfil vazia
Por VALDIRENI DE SOUZA VIEIRA em 20/07/2023 19:37:59
Excelente! Me ajudou bastante . Obrigada.
Foto de perfil vazia
Por MANOEL DA SILVA RAMOS em 04/10/2023 20:35:47
Boa noite, vocês estão de parabéns pelos materiais e sobretudo o site. Isso vale muito para quem não tem tempo de imprimir ou até mesmo custo financeiro. Perfeito os materiais de vocês.
Foto de perfil vazia
Por ELIANE DAMASCENO FONTELIS em 06/12/2023 20:14:53
Boa noite, gostaria de ver quantos acertos tive.

Participe, faça um comentário.