Entrar

Simulado: Psicologia Genética (Piaget) - Exercícios com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Psicologia Genética (Piaget) - Exercícios com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


815 resolveram
81% acertos
Muito fácil
591 ótimo
182 bom
41 regular
1 péssimo

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Os  estudos  de  Piaget  não  consideraram  a  inteligência  humana  como  representativa  de  um  processo  de  adaptação biológica.

Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

O  construtivismo  piagetiano  não  consiste  em  um  método, mas em uma concepção.

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano  é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao  surgimento de novas estruturas.

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. 

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil.

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento.

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.