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Simulado: Inclusão e Exclusão: Diversidade, Desigualdade e Diferença - Exercícios com Gabarito

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Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

No Brasil, o atendimento educacional para pessoas com deficiência iniciou-se no século XX.
 

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

Recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos.

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.

A compreensão integral da alteridade surda só é possível sob o viés dos significados de deficiência auditiva.

A  Constituição  Federal  e  a  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação Nacional oferecem subsídios para a elaboração das  normas  para  o  sistema  de  ensino  do  Distrito  Federal  expressas  na  Resolução  n.º  1/2012.  Com  base  nessa  Resolução e em suas alterações, julgue o item a seguir.

Os  conteúdos  de  história  e  cultura  afro‐brasileira  e  indígena  são  obrigatórios  apenas  nos  componentes  curriculares artes, literatura e história.

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo  do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que  expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades  e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de  estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de  Estado  que  favorece  o  planejamento  de  ações  diante  das  demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue  o item.

O PDE propõe, mas não garante, a matrícula de crianças  e adolescentes com deficiência em todas as etapas nas  escolas da rede pública do Distrito Federal.

As diretrizes nacionais para a educação especial na educação  básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá  início na educação infantil. Acerca desse tema, julgue o item que segue.

São  considerados  como  educandos  com  necessidades  educacionais  especiais  os  que,  durante  o  processo  educacional, apresentarem  dificuldades acentuadas  de  aprendizagem  ou  limitações  e  dificuldades  de  comunicação  e  sinalização  diferenciadas  dos  demais  alunos  e  os  que  apresentarem  altas  habilidades  ou  superdotação.

As diretrizes nacionais para a educação especial na educação  básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá  início na educação infantil. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

São  considerados  como  educandos  com  necessidades  educacionais  especiais  os  que,  durante  o  processo  educacional, apresentarem  dificuldades acentuadas  de  aprendizagem  ou  limitações  e  dificuldades  de  comunicação  e  sinalização  diferenciadas  dos  demais  alunos  e  os  que  apresentarem  altas  habilidades  ou  superdotação.

As diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá início na educação infantil. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

São considerados como educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações e dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos e os que apresentarem altas habilidades ou superdotação.

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