Entrar

Simulado: Exercícios Pedagogia Empresarial para Concursos com Gabarito

Marque todas as questões do simulado desta página "Exercícios Pedagogia Empresarial para Concursos com Gabarito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


26 resolveram
71% acertos
Fácil
11 ótimo
14 bom
1 regular
0 péssimo

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

Estudos recentes indicam que as análises de necessidades de treinamento devem incorporar o diagnóstico de discrepâncias de desempenho atuais, uma vez que estabelecer prognóstico de necessidades futuras traz um risco desnecessário às organizações.

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

A adequada execução das atividades de planejamento, execução e avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação depende diretamente da qualidade das informações coletadas para a avaliação de necessidades de treinamento.

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

Na avaliação de necessidades de treinamento, os profissionais de treinamento e desenvolvimento devem considerar, além das lacunas nas competências humanas, a descrição do perfil do público ao qual o treinamento se destinará.

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Os desafios dos cursos corporativos a distância incluem restrições situacionais do ambiente de trabalho, conflitos de papéis, falta de apoio organizacional, tarefas incompatíveis com os estudos, interferências e interrupções, pressões do tempo, flexibilização do tempo e diferença no ritmo da aprendizagem.

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Identificar as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos indivíduos e analisar para quais pessoas são mais adequados determinados procedimentos instrucionais são ações importantes para o aprimoramento do planejamento instrucional dos cursos a distância.

Considerando que a análise de necessidade é uma das etapas do processo de treinamento, desenvolvimento e educação em contextos organizacionais, julgue o item a seguir.

De acordo com a abordagem tradicional de avaliação de necessidades de treinamento, os programas de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados às estratégias organizacionais.

Julgue o item seguinte, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos.

Para solucionar as necessidades de treinamento focadas no indivíduo, não se recomenda a oferta de cursos híbridos porque eles são inúteis no desenvolvimento de estratégias cognitivas que requeiram autoavaliação e automonitoramento. 

No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue o item a seguir.

O currículo das universidades corporativas, em geral, prevê a promoção do desenvolvimento dos empregados nas áreas de cidadania corporativa, estrutura contextual e competências básicas do ambiente de negócios. 

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional. 

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Trata-se de um curso de treinamento, e não de educação continuada, por isso deve ser estendido a todos os funcionários do IPHAN, caso contrário deveria ser ofertado apenas a funcionários recém-contratados.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue o item subsequente. 

Os espaços não escolares têm o dever de apresentar o projeto pedagógico, que podem ser flexíveis e enfatizar o aspecto cultural.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.