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Simulado: SEE MG - Temas Educacionais Pedagógicos - Professor de Geografia

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160 resolveram
67% acertos
Médio
65 ótimo
72 bom
14 regular
9 péssimo

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

Leia o texto a seguir. 

Lucro menor - De acordo com o vice-presidente regional da Abimaq, Fausto Rezende, no geral, Minas Gerais acompanha a trajetória nacional, apesar de ser beneficiado pelo aquecimento da indústria extrativa mineral. Mas, segundo ele, as empresas mineiras estão reduzindo as margens de lucro, por conta da competição internacional. 

Rezende explicou que em virtude das companhias mineradoras serem de grande porte, a cotação é feita tanto no Estado quanto no exterior e os preços pagos pelas mineradoras são os praticados no mercado internacional. 

(http://www.camaras.org.br/site.aspx/Detalhe-Noticias-SRMG?codNoticia=vak7IlAdI/8=) 

O conteúdo do texto exemplifica a complexidade das relações espaciais no atual período da História, no qual

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

Dentre as diretrizes norteadoras para o ensino da Geografia no Ensino Médio, destaca-se a que propõe a superação da abordagem fragmentada do conhecimento por meio

Leia o texto a seguir.

De tempos em tempos, discute-se no Brasil a necessidade de políticas industriais para o desenvolvimento deste ou daquele setor. No sul de Minas Gerais, mais precisamente em Santa Rita do Sapucaí, há um exemplo de como isso pode ser feito. Desde meados da década de 80, surgiram ali 132 empresas do setor eletroeletrônico. Juntas devem faturar R$ 1 bilhão neste ano. A receita para a criação desse Vale do Silício brasileiro repete uma fórmula clássica em países desenvolvidos, mas raramente utilizada no Brasil: uma estrutura educacional sólida com doses de incentivos fiscais que dão condições de desenvolvimento para os empreendedores locais. 

(http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/3380_O+VALE+DO+SILICIO+BRASILEIRO) 

Com base nos conteúdos do texto, o professor de Geografia poderá desenvolver o proposto no tópico “território e territorialidade" e abordar os conceitos de

Leia o texto a seguir. 

Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de hidrelétricas em parceria com "estatais regionais". Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade. 
Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana. Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de ratificação pelo Congresso peruano. 

          (http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547) 

O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Planejamento de EnsinoEnsino Superior12
Educação InfantilEnsino Fundamental8
Teorias do Ensino e da AprendizagemSuperior8
Processo de Ensino AprendizagemSuperior5
Temas Educacionais PedagógicosEnsino Superior5
Organização do Trabalho na EscolaEnsino Superior3
Inclusão e ExclusãoEnsino Superior3
Avaliação da Educação Básica e no Ensino SuperiorEnsino Médio3
Fundamentos da EducaçãoEnsino Superior3
LDBENEnsino Superior3

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