Entrar

Simulado: SEE MG - Conhecimentos Gerais - Professor de Ensino Religioso

Marque todas as questões do simulado desta página "SEE MG - Conhecimentos Gerais - Professor de Ensino Religioso" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


112 resolveram
22% acertos
Difícil
3 ótimo
13 bom
40 regular
56 péssimo

Em 1824, D. Pedro I outorgou a 1ª Constituição brasileira. O Artigo 5º da Constituição do Imperador determinava: “A religião cathólica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma exterior de Templo”.(Figueiredo, 2000). Sobre esse período, analise as proposições abaixo:

I. Confirmada como Religião Oficial, o Catolicismo tornouse vítima do Regalismo (doutrina que defendia a ingerência do chefe de Estado em questões religiosas), o que acentuou, na prática, a restrição à liberdade religiosa.
II. A 2ª metade do séc. XIX foi decisiva para a reorganização da Igreja Católica: ao mesmo tempo em que perdia seu poder temporal, aumentava seu prestígio espiritual, principalmente com o Papa Pio IX.
III. Com a introdução do Positivismo no Brasil, por volta de 1850, difundiu-se o ideal republicano, que reforçava a propaganda abolicionista, recebendo adesão de grupos fortes, como alguns setores da Igreja Católica, o Exército e grandes proprietários rurais os quais dominavam a sociedade política e econômica.

Estão corretas a afirmativas:

A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 1891 apresentava, em seu preâmbulo, os fins para os quais fora criada: “deixar claro que a lei fundamental era obra do povo brasileiro em seu conjunto, sem distinção de Estados”. Sob o influxo do Positivismo, foi implementado o novo regime político, o qual confirmou a separação entre a Igreja Católica e o Estado. Sobre esse tema questão, assinale alternativa que apresenta a afirmativa errada.

O poder simbólico da religião é tratado como um veículo de poder e de política, com as devidas representações do poder simbólico, como as alocuções, as orações e outros símbolos pertinentes à religião. Nesta perspectiva, apresenta uma espécie de dialética que engendra tal poder, mostrando uma tênue passagem do espaço sagrado, o templo, ao campo religioso, num processo que compõe o que chamamos de ______________, um espaço imaginário de relações de força que integra o indivíduo com seu espaço físico, transformando as relações e o meio social em que vive a partir da sua relação com o sagrado (PEREIRA, 2008, p. 83-84). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
AtualidadesEnsino Médio31
História e Geografia de Estados e MunicípiosEnsino Médio10
PolíticaEnsino Superior3
Questões SociaisEnsino Superior3
Política InternacionalEnsino Médio3
Meio AmbienteEnsino Superior2
GeografiaEnsino Médio2
Conhecimentos GeraisEnsino Médio2
Sociedade e ComportamentoEnsino Superior1
Segurança PúblicaEnsino Superior1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.