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Simulado: Ministério do Esporte - Avaliação de Documentos - Arquivista

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39 resolveram
57% acertos
Médio
8 ótimo
22 bom
7 regular
2 péssimo

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
 
O descarte de documentos feito a partir da identificação dos valores legais é o principal critério de avaliação de documentos públicos.

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Schellenberg defende que a avaliação dos documentos públicos modernos é justificada pelo volume de documentos produzidos, principalmente em decorrência da expansão das atividades do Estado.

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

No Brasil, a principal referência teórica para a avaliação de documentos públicos se baseia na aplicação do conceito de valores.


Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A tabela de temporalidade dos documentos da atividade-fim acumulados pelo Ministério do Esporte deve ser submetida à aprovação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo, do Poder Executivo Federal.

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A amostragem é uma técnica que pode ser corretamente aplicada na preservação de uma parcela do conjunto documental selecionado para eliminação.

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

Na finalização do processo de avaliação de documentos no Ministério do Esporte deve ser preparado um índice de destinação, que é o instrumento de registro das informações relacionadas aos documentos a serem eliminados.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Gestão de DocumentosEnsino Superior8
Conceitos FundamentaisEnsino Superior8
Avaliação de DocumentosEnsino Médio7
Arquivos PermanentesEnsino Superior6
Classificação de DocumentosEnsino Superior6
Arquivos Corrente e IntermediárioEnsino Médio6
Legislação ArquivísticaEnsino Superior5
Conceitos e DefiniçõesEnsino Médio4
Conceitos Fundamentais em ArquivologiaEnsino Superior4
Administração de ArquivosEnsino Superior4

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