Simulado: LAFEPE - Administração Geral - Técnico Comercial

16 questões de Administração, Ensino Médio

Marque Todas as Questões do Simulado desta Página "LAFEPE - Administração Geral - Técnico Comercial" e Clique no Botão "Corrigir". Se Preferir, Baixe o PDF.

Estatísticas:
79 resolveram
69% média site
Dificuldade Médio
36 ótimo
32 bom
8 regular
3 péssimo


Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para atingir objetivos organizacionais. Acerca das funções do Administrador, é CORRETO afirmar que

Habilidade é a capacidade de transformar o conhecimento em ação, o que resulta em um desempenho desejado. Acerca dos diferentes tipos de habilidade, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1. Habilidade Técnica
2. Habilidade Humana
3. Habilidade Conceitual 

( ) Consiste em usar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para a realização de tarefas por meio da experiência profissional.
( ) Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas em equipe. 
( ) Consiste na capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos e está relacionada a pensar, raciocinar, diagnosticar situações e formular alternativas de solução dos problemas. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

O processo administrativo é composto de 4 (quatro) elementos, constantes na alternativa

Acerca das organizações formais e informais, analise as afirmativas abaixo: 

I. As organizações formais são caracterizadas pelo uso de organogramas, de departamentalização, de divisão de tarefas e manuais.
II. As organizações informais são caracterizadas pela interação entre as pessoas e pelos relacionamentos que elas estabelecem.
III. As organizações formais se utilizam do processo de relacionamento afetuoso entre os seus colaboradores.

Está CORRETO o que se afirma em 

Os organogramas mostram como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Organograma). Em um organograma vertical, é CORRETO afirmar que

Estrutura organizacional é a forma, pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_organizacional). A estrutura organizacional considera alguns componentes instrumentais. Sobre isso, analise os itens abaixo: 

I. Autoridade
II. Responsabilidade
III. Comunicação
IV. Objetivo
V. Estratégia
VI. Política

Está(ão) CORRETO(S)

 Na estrutura organizacional do tipo militar, é CORRETO afirmar que uma das vantagens é

O organograma do tipo circular ou setorial determina os(as)

“Fluxograma é um tipo de diagrama e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram, de forma descomplicada, a transição de informações entre os elementos que o compõem.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma).

Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. O fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho.
II. O Diagrama de Fluxo de Dados se utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
III. O fluxograma permite a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

Está CORRETO o que se afirma em 

O planejamento é um processo permanente e contínuo; não se esgota em um único plano de ação, mas é realizado continuamente dentro da empresa. O planejamento pode ser desenvolvido em 3 (três) níveis de abrangência, listados na alternativa

O planejamento utiliza-se de alguns princípios. Em relação aos conceitos desses princípios, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 

1. Princípio da precedência
2. Princípio da maior penetração e abrangência
3. Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade 
( ) Deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
( ) Corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras. 
( ) Pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da organização.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Podemos identificar 5 (cinco) partes que devem ser observadas para a elaboração de um planejamento como um todo em uma organização. Assinale a alternativa que expressa, em ordem sequencial, as partes dos diferentes planejamentos.

O processo decisório se utiliza do planejamento como forma de auxiliar e melhor referenciar as decisões. No que se refere a características do planejamento, assinale “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as Falsas. 

( ) O planejamento é interativo, envolve passos ou fases que se sucedem.
( ) O planejamento é uma técnica de alocação de recursos humanos, apenas.
( ) O planejamento é uma função administrativa que interage com as demais funções.
( ) O planejamento é uma técnica de mudança e de inovação dentro da empresa.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Processo Decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa em uma determinada circunstância (http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_Decis%C3%B3rio). O processo decisório nas organizações, portanto, converte-se na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados. Alguns fatores fazem com que o ambiente organizacional fique cada vez mais complexo, levando os administradores a reavaliarem constantemente o processo decisório. Sobre isso, analise os itens abaixo: 

I. Globalização
II. Avanço tecnológico
III. Desenvolvimento das telecomunicações
IV. Diminuição do tempo de processamento das informações.

Está CORRETO o que se afirma em

Processo Decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa em uma determinada circunstância. De acordo com Moresi (2000), a arquitetura de informação de uma empresa está estruturada de forma institucional, intermediária e operacional. Em relação aos diferentes conceitos da arquitetura da informação, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 

1. Informação Institucional 
2. Informação Intermediária
3. Informação Operacional 

( ) Voltada à chefia de setores e seções – possibilita executar as suas atividades e tarefas, monitorar o espaço geográfico sob sua responsabilidade, o planejamento e a tomada de decisão de seu nível. 
( ) Voltada ao corpo gerencial – permite observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, monitorar e avaliar seus processos, o planejamento e a tomada de decisão de característica gerencial.
( ) Voltada à direção da empresa – possibilita observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, com a finalidade de monitorar e avaliar o desempenho, o planejamento e as decisões de alto nível.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 

A Teoria sobre liderança nos apresenta três conceitos que se complementam. São eles: traços de personalidade; estilos de liderança e situacionais. Sobre a teoria do estilo de liderança autocrática, é CORRETO afirmar que

Comentários sobre "LAFEPE - Administração Geral - Técnico Comercial"

Participe, faça um comentário.