Entrar

Simulado: CRBio 6ª Região - Administração Geral - Assistente Administrativo

12 questões | Administração, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "CRBio 6ª Região - Administração Geral - Assistente Administrativo" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


176 resolveram
55% acertos
Médio
15 ótimo
118 bom
34 regular
9 péssimo

O senso comum indica que o "Líder Nato" é aquele indivíduo que, graças à sua personalidade, dirige um grupo, com a participação espontânea dos seus membros. Dentro de uma organização, a liderança e a motivação contribuem para que o desempenho do grupo seja eficiente e eficaz. Considerando que nem sempre o grupo é dirigido por um "líder nato", espera-se que cada membro do grupo desenvolva a automotivação, que implica que o profissional tenha iniciativas próprias, que não espere que a organização ofereça estímulos diários. Se o indivíduo, como profissional, escolheu uma profissão, deve manter-se atualizado com o que ocorre na sua área. Quem busca aperfeiçoar-se está em constante processo de evolução e diferencia-se dos demais. Escolha qual atitude de liderança melhor contribui para a automotivação.

O ser humano procura realizar seus objetivos de maneira eficiente, com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro, evitando resultados indesejáveis. Esse desejo de atingir metas faz com que ele se junte a outros indivíduos mediante cooperação. Os objetivos almejados podem ser de natureza comercial, militar, religioso, social etc. Quando as pessoas se organizam formalmente para alcançar uma meta comum, é essencial que haja administração. A administração busca a integração das pessoas, estrutura e recursos. Não é uma ciência exata, estando, portanto, sujeita a erros. Por esse motivo, além de aplicar técnicas e princípios próprios, procura apoio em diversos outros ramos do pensamento humano: Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística, Sociologia, Informática, entre outros. É a junção da arte e da ciência. A ciência estabelece a técnica que é o roteiro de procedimentos a serem executados para resolver ou para atender a determinada necessidade. Já a arte é um processo criativo, consequência de valores individuais e subjetivos de cada um. No processo de tomada de decisão, que é a escolha de uma alternativa, ocorrem enganos. Assim, há a necessidade de equilibrar a arte e a ciência, para minimizar a ocorrência desses enganos. Isso é possível? Como?

O Sistema de Informação está diretamente relacionado com a empresa e tem por finalidade atendê-la para consecução de seus objetivos. O Sistema Gerencial passa por três grandes etapas: Planejamento, Operação e Controle. O Planejamento é feito para um melhor alcance dos propósitos da empresa. Significa "visualizar" hoje o amanhã viável e está subdividido em Planejamento Estratégico, Planejamento Gerencial e Planejamento Operacional gerando planos, programas e projetos, de acordo com os objetivos de cada um. Já a operação corresponde à execução desses planos, programas e projetos. O controle é a aferição do desempenho. Considerando o texto, para que a função controle possa ser executada, há necessidade, fundamentalmente, de:

Eficiência está ligada ao como fazer e eficácia ao que fazer. O surgimento de novas tecnologias e sua adoção pelas entidades fazem com que a competência e o atendimento dos objetivos sofram modificações ao longo do tempo, influenciando fortemente na produtividade.
Leia as afirmativas.

I. Melhor obter melhores resultados com o mesmo custo.
II. Não importa os meios, importa o resultado.
III. Melhor obter os mesmos resultados com menor custo.
IV. Embora os meios utilizados sejam importantes, o mais importante é atingir os objetivos.
V. Obter eficiência e eficácia não depende de decisão das entidades.

Qual(is) opção(ões) melhor exprime(m) eficiência?

Como vimos na questão 33, planejar é visualizar hoje o amanhã viável. Por meio do planejamento pode ser determinado com antecipação como um grupo de pessoas deve trabalhar, como combinar e utilizar os recursos disponíveis e que metas devem ser atingidas. Dependendo dos objetivos, o Planejamento está estruturado em Planejamento Estratégico, Planejamento Gerencial e Planejamento Operacional. O Planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade do dia a dia é chamado de:

A finalidade da departamentalização é agrupar atividades e recursos em unidades da organização, seguindo critérios homogêneos, de acordo com as características e peculiaridades de cada entidade, visando a alcançar eficiência e eficácia. Quando a departamentalização corresponde à divisão das atividades segundo o processo produtivo, gerando uma especialização maior dos recursos alocados, temos:

O Sistema de Informações Gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados esperados. Das características a seguir, qual faz parte deste sistema?

Robbins, S.P (Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Comportamento Organizacional. 1999. Rio de Janeiro: LTC) conceitua as Mudanças Organizacionais como "atividades intencionais, pró-ativas e direcionadas para a obtenção das metas organizacionais". Vivemos em um mundo globalizado onde as facilidades de comunicação, transporte e novas tecnologias, entre outros fatores, provocam uma mortandade de organizações, se estas não se adaptarem às condições mundiais que provocam uma concorrência desenfreada entre elas. Daí a razão pela qual as organizações devem promover sistemáticas mudanças em sua organização. Elas devem planejar e adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso, se adaptando ao ambiente de sua atuação, ao perfil das pessoas com que interage e à sua própria estrutura organizacional. Observe os fatores relacionados.

I. Evolução da tecnologia.
II. Choques econômicos e intervenção governamental na economia.
III. Concorrência a nível nacional e internacional.
IV. Tendências sociais.

Aponte a alternativa que retrata os fatores que estimulam a mudança organizacional.

Uma empresa compreende a interação de recursos humanos, materiais e estruturação racional do trabalho para a consecução de seus objetivos. Cada elemento humano que a compõe é dotado de talento específico, aprimorado pela formação profissional: se bem aproveitado, gera sinergia na execução das atividades necessárias. As atividades, portanto, devem ser divididas entre os funcionários (divisão do trabalho), para aproveitar o potencial de cada um. Cabe ao gerente o controle e a organização do processo de trabalho visando ao melhor resultado possível. O gerente deve:

• Dar ordens e assegurar-se de que são cumpridas.
• Orientar os trabalhos que seus subordinados executam.
• Manter a disciplina entre seus subordinados.
• Controlar o trabalho de seus subordinados.
• Ensinar, quando necessário, a maneira certa de executar os trabalhos que lhe foram confiados.
• Melhorar os métodos de trabalho dos seus subordinados.

Quando um gerente dá ordens aos seus auxiliares diretos, em nome de quem ele age?

Ser cidadão é estar no gozo dos direitos civis e políticos de um país (Dicionário Brasileiro Globo - Editora Globo). Exercer a cidadania é mais do que isso: além de exercer seus direitos civis e políticos, o indivíduo tem deveres com relação à sociedade em que vive. Aponte a alternativa que descaracteriza a cidadania

A empresa de prestação de serviços basicamente "vende" o talento de seu pessoal. Seu sucesso depende, muitas vezes, de como esse pessoal se apresenta. Dependendo do tipo de serviço, a sociedade "visualiza" o profissional pelo tipo de tarefa que exerce. Um médico veste-se de branco; um auditor contábil apresenta-se de terno e gravata, uma advogada ou advogado, pela vestimenta formal. E essa apresentação, embora não represente a capacidade profissional de cada um, transmite uma sensação de confiança, visto que, em geral, o ser humano impressionase pela aparência. Entretanto no atendimento telefônico ou por meio de email nada disso aparece, mas é refletido pela maneira como o profissional se comporta. Qual opção contribui para que esse profissional tenha maior sucesso em sua atividade?

A Comunicação Interna dentro de uma organização é de fundamental importância. Ela compreende a troca de informações entre a organização e os funcionários para que as atividades sejam orientadas no sentido de melhorar o clima organizacional e promover a integração dos funcionários entre si e com a empresa. Em geral, a comunicação se dá por meio de dois canais de informação: o canal de informação formal que é o institucionalizado pela organização e o canal de informação informal, por meio do qual a informação flui aleatoriamente sob a forma de boatos, fofocas etc. Dentro da organização, profissionais diferentes têm distintas interpretações para uma mesma informação, interpretações que são causadas pela formação cultural e intelectual de cada um, formação religiosa, filosofia de vida, entre outras. Na busca da gestão da qualidade, muitas organizações adotam inúmeras providências para a uniformização das interpretações. As mais frequentes são:

I. Aperfeiçoamento do canal de informação formal.
II. Treinamento e condicionamento dos profissionais.
III. Melhor tratamento dos dados na produção das informações.
IV. Exclusão do canal de informação informal.

Dentro do contexto apresentado, qual(is) a(s) providência(s) mais indicada(s) para resolver o problema das interpretações diferentes?

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.