Entrar

Simulado: HCFMUSP - Enfermagem - Enfermeiro

29 questões | Enfermagem, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "HCFMUSP - Enfermagem - Enfermeiro" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


401 resolveram
49% acertos
Difícil
11 ótimo
207 bom
154 regular
29 péssimo

 O procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódicos e reservados, para o reconhecimento da existência de padrões previamente definidos na estrutura, no processo e no resultado, com vistas a estimular o desenvolvimento de uma cultura de qualidade, constitui-se, essencialmente, em um programa de transformação da realidade, e não em uma forma de fiscalização. 

Essa afirmação refere-se a:

O processo de consolidação óssea se dá em seis estágios, que são, respectivamente:

Na avaliação da lesão de extremidades, a cor pálida e o retorno venoso lento ou ausente sugere deficit no

Considera-se parto prematuro quando a gravidez termina antes da 37ª semana. Os fatores que contribuem para que ele ocorra são:

Sobre o exame físico cardiovascular, analise as afirmações a seguir. 

I. Na avaliação dos pulsos periféricos, é imprescindível a aferição de frequência, amplitude, ritmo e simetria. 
II. A pressão arterial é um parâmetro fisiológico indispensável na investigação diagnóstica, e o registro dos níveis pressóricos faz parte obrigatória do exame clínico do paciente.
III. Uma das principais causas de alteração do nível de consciência é a queda da pressão de perfusão cerebral secundária à diminuição do débito cardíaco ou por alterações isquêmicas cerebrais, relacionados a eventos cardioembólicos. 
IV. A hemoptise caracteriza-se por expectoração exsudativa e deve-se, principalmente, à necrose e hemorragia para a luz alveolar secundárias ao infarto. 
V. A dispneia é caracterizada pela ausência de dificuldade respiratória, porém com sensação subjetiva de falta de ar e ausência de respiração trabalhosa. 

São corretas apenas as afirmações

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

A partir dos problemas apresentados pelo paciente, o Diagnóstico de Enfermagem mais apropriado, de acordo com o NANDA, para este paciente, é o de

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

De acordo com a Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC) e a partir do Diagnóstico de Enfermagem atribuído ao paciente, julgue as intervenções apropriadas para o Diagnóstico de Enfermagem atribuído. 

I. Informar ao paciente que ele deve evitar tossir para que não sinta dor. 
II. Encorajar respiração lenta e profunda, mudança de posição e tosse. 
III. Orientar o paciente sobre como tossir de forma eficiente.
IV. Auscultar sons respiratórios, observando áreas de ventilação diminuída ou ausente e presença de ruídos adventícios. 
V. Hiperventilar e hiperoxigenar a cada passagem de cateter de aspiração traqueal, ao final da aspiração. 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as intervenções coerentes com o Diagnóstico de Enfermagem.

Nas situações de emergência em que há evidencia de obstrução de via aérea superior, quais são as medidas sequenciais a serem realizadas no atendimento inicial?

A redução do volume efetivo de líquidos, clinicamente, classifica o Choque Hipovolêmico em: 

•  Leve - redução do volume de sangue menor que 20%.
•  Moderado - redução de 20% a 40% do volume de sangue. 
•  Grave - deficit maior que 40% do volume de sangue. 

Portanto é correto afirmar que a base da terapia do choque hipovolêmico é

A Hipoxemia aguda de qualquer causa, levando à estimulação reflexa da ventilação, é indicativo de

O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. 
( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. 
( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. 
( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.

O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa. 

( ) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso. 
( ) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados. 
( ) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras. 
( ) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A sonda enteral possibilita a infusão de alimentos suplementares em pacientes com exigências nutricionais muito altas, como pacientes inconscientes ou com queimaduras extensas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à infusão de alimentos suplementares em sonda enteral.

A esterilização é definida como a completa eliminação ou destruição de todas as formas de vida microbiana. Sobre isso, é correto afirmar que

O posicionamento adequado do paciente é essencial para os procedimentos cirúrgicos seguros e bem sucedidos. Quais profissionais são responsáveis por esse posicionamento?

Em centro cirúrgico, existem posições mais comuns para determinados procedimentos. Dentre as posições cirúrgicas na tabela a seguir, associe o nome da posição na coluna da esquerda com a descrição da posição na coluna da direita.

I. Decúbito dorsal
II. Trendelenburg
III. Litotomia
IV. Jacknife
V. Semi-Fowler

( ) parte superior do corpo é flexionada 45 graus e perna pouco abaixada.
( ) as costas repousadas sobre a mesa cirúrgica.
( ) a mesa é flexionada em um ângulo de 90 graus, elevando os quadris e abaixando a cabeça e o tronco.
( ) as pernas são elevadas e abduzidas para expor a região perineal.
( ) parte superior do tronco é abaixada e os pés são elevados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das posições indicadas na coluna da direita.

A higiene das mãos é a prática menos dispendiosa na busca da excelência da qualidade do cuidado à saúde. Além da lavagem das mãos com água e sabão antisséptico, há também a técnica de higiene das mãos com solução alcoólica. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

Conforme a Portaria n° 2.616/1998, é correto afirmar, sobre infecção hospitalar, que

Em 2009, vivemos a primeira pandemia do século XXI com a influenza H1N1. As precauções necessárias para prestar a assistência a um paciente com influenza H1N1 incluem contato e gotículas. Com base nisso, quais itens são necessários para o prestador de cuidados desse paciente?

Nos casos de aborto previsto em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre sua participação ou não neste ato. Esta situação está prevista no capítulo do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem que trata

Cabe ao enfermeiro, em qualquer cenário, zelar pelo bem estar do paciente assistido, fazendo o bem, sendo justo e dando igual consideração a todas as pessoas em atendimento. A ética de enfermagem diz que esses são princípios da

As áreas encefálicas controlam e desencadeiam determinadas respostas no organismo. Considerando essas respostas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna da tabela.

1 – Ponte
2 – Córtex Cerebral
3 – Mesencéfalo
4 – Córtex Motor
5 – Hipotálamo

( ) Controla o pensamento e a linguagem.
( ) Controla a hiperventilação no exercício.
( ) Controla as alterações no débito cardíaco.
( ) Controla a temperatura do corpo.
( ) Controla a coordenação dos movimentos do músculo esquelético.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das áreas encefálicas indicadas na segunda coluna.

Para compreender o mecanismo de ação dos quimioterápicos antineoplásicos, é necessário conhecer alguns aspectos importantes sobre o ciclo celular. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à apoptose.

Relacione a classificação da quimioterapia antineoplásica descrita na coluna da esquerda com sua finalidade descrita na coluna da direita da tabela a seguir.

I. Terapia Adjuvante.
II. Terapia Paliativa.
III. Terapia Curativa.
IV. Terapia Neo-adjuvante.

( ) Quando o tratamento sistêmico é o definitivo para a doença.
( ) Quando o tratamento sistêmico tem o objetivo de aumentar a chance de cura após determinado procedimento cirúrgico.
( ) Quando o tratamento sistêmico é realizado antes do tratamento curativo, visando menor radicalidade no procedimento cirúrgico e ao mesmo tempo diminuindo o risco de doença à distância.
( ) Quando o objetivo não é a cura, podendo ou não prolongar a sobrevida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, da classificação da quimioterapia indicada.

A radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação ionizante com finalidade terapêutica e o seu principal objetivo é a destruição do tecido patológico e a preservação do tecido normal adjacente. Assinale a alternativa que corresponde aos dois principais métodos de aplicação da radioterapia.

O cateter totalmente implantado, ou Port-a-cath, é um dispositivo de borracha siliconizada cuja extremidade distal se acopla a uma câmera puncionável. Com relação ao Port-a-cath, indique verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações a seguir.

( ) Dispensa punção percutânea. 
( ) Não limita as atividades do paciente. 
( ) A punção do Port-a-cath pode ser realizada por qualquer profissional. 
( ) A punção deve ser realizada com agulha do tipo Huber. 
( ) Pode ser venoso. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.

De acordo com a Resolução COFEN n° 257/2001, assinale a alternativa correta.

Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.

I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue. 
II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos. 
III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos.
IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa. 
V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa. 

Estão corretas apenas as afirmações

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por Raquel dos santos sousa vieira em 11/06/2020 00:49:23
Muito boa essa iniciativa do gabarite, estão todos de parabéns.

Participe, faça um comentário.