Entrar

Simulado: HC UFPR - Medicina - Médico Cardiologista

21 questões | Medicina, Ensino Superior

Marque todas as questões do simulado desta página "HC UFPR - Medicina - Médico Cardiologista" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


25 resolveram
22% acertos
Difícil
0 ótimo
0 bom
12 regular
13 péssimo

Com relação aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que necessitam de ventilação invasiva, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um dos objetivos principais da ventilação é minimizar os efeitos deletérios da hiperinsuflação dinâmica. 
( ) A hipercápnia permissiva é uma estratégia que reduz o volume-minuto, mesmo que resulte em um aumento da PaCO2
( ) A sedação deve ser o suficiente para prevenir dissincronia com o respirador, com muitos serviços preferindo fazer sedação intermitente. 
( ) Pacientes com DPOC e asma se beneficiam com o uso prolongado de bloqueadores neuromusculares. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.

Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada a palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/ µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.

Paciente com diagnóstico de câncer de pulmão tipo pequenas células vai ao hospital com quadro de redução de força em membros, predominantemente proximais e bilateralmente, relatando melhora da força após executar contração muscular voluntária por alguns segundos. Conta ainda que não tem conseguido andar adequadamente, e queixa-se de boca seca e constipação. Realizou TAC de crânio, não demonstrando lesão captante de contraste. Fez dosagem sérica de anticorpo VGCC, que se mostrou elevada. Realizou eletromiografia, mostrando potencial de ação muscular aumentado com a repetição de estímulo maior que 10 Hz. Qual é o diagnóstico desse paciente?

A Doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 

1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal. 
2. Os sintomas neurológicos da D. de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina. 
3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal.
4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. 

Assinale a alternativa correta.

Em relação à diarreia associada ao Clostridium difficile (DACF), considere as seguintes afirmativas: 

1. Quase todos os antibióticos podem predispor à DACF, incluindo a vancomicina e o metronidazol. 
2. Se o paciente estiver colonizado pelo Clostridium, quimioterápicos e preparos intestinais podem presdispor à DACF. 
3. O Clostridium difficile é um organismo bastante invasivo. Uma vez que esteja na corrente sanguínea, implanta- se em órgãos extraintestinais e começa a liberar toxinas, gerando assim manifestações a distância. 
4. A toxina B do Clostridium difficile não contribui com diarreia ou colite em humanos. 

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta um modulador envolvido na doença de refluxo gastroesofágico que aumenta a pressão do esfíncter esofagiano inferior.

Em relação aos cânceres gástricos, considere as seguintes afirmativas: 

1. Componentes como N-nitrosos têm um papel na gênese tumoral gástrica. 
2. Entre os fatores genéticos, o tipo sanguíneo A tem aumentado sua incidência em câncer gástrico. 
3. Com relação ao diagnóstico precoce do câncer gástrico, sabemos que essa patologia responde muito bem ao uso de antiácidos e, portanto, temos que ter muita parcimônia quanto ao uso desses fármacos. 
4. Tumor de Krukenberg é o termo utilizado com relação a tumores primários de ovário apresentando metástase no estômago. 

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que apresenta erupções morbiliformes.

Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500U (valor normal: até 100U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

São causas de eosinofilia, EXCETO:

Em relação às diretrizes da ACLS 2005 sobre reanimação cardiopulmonar em adulto, é correto afirmar:

Paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com hematêmese e melena com 4 horas de duração. Apresenta diagnóstico de cirrose por vírus C com uso regular de espironolactona e furosemida. Na admissão, PA 90/60, FC 88 bpm, Fr 22 ipm. Em relação ao caso, é correto afirmar:

Qual das medicações abaixo NÃO se correlaciona com desenvolvimento de hipoglicemia?

Paciente masculino de 80 anos com diagnóstico de demência, ICC com fibrilação atrial recorrente, usando amiodarona regularmente, constipação com uso intenso de laxativos. Chega em consulta oftalmológica com piora importante de acuidade visual. No exame apresentava xerose conjuntival, placas esbranquiçadas em conjuntivas e ulceração com necrose da córnea. A esposa refere ter observado quedas frequentes quando o paciente se dirigia ao banheiro durante a madrugada nos últimos meses. Em relação ao quadro clínico, é correto afirmar:

Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:

Todos os fatores abaixo regulam o balanço interno de potássio, EXCETO:

Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 

1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 
2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 
3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 
4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes vírus do tipo 8 (HHV-8). 

Assinale a alternativa correta.

Em relação às diferentes preparações de corticoesteroides, assinale a alternativa correta.

Com relação ao câncer diferenciado de tireoide, é correto afirmar:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.