Entrar

Simulado: Polícia Militar AP - História - Soldado da Policia Militar

5 questões | História, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Polícia Militar AP - História - Soldado da Policia Militar" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


71 resolveram
29% acertos
Difícil
4 ótimo
9 bom
40 regular
18 péssimo

A presença da mulher nos momentos de mudanças profundas na história da humanidade é incontestável. Em cada participação, há um novo passo na luta pela liberdade e igualdade. O movimento a favor do voto feminino parece, hoje, coisa de nostalgia. (...). As feministas, que tomam o movimento como um objetivo político e social, sabem que a meta não é a guerra contra o outro ser bem-amado da espécie humana, o homem. Buscam igualdade de direitos, de oportunidade, de salários e de tratamento.

STUDART, Heloneide. O silêncio e o grito. In: Os Grandes problemas da humanidade. Feminismo: a luta da mulher. Rio de Janeiro: Etcetera, 1975, pp. 12-15. (Texto adaptado).

O texto acima aborda a eclosão do movimento feminista nos anos de 1960, principalmente nos  países europeus e nos EUA.
 
Sobre esse movimento e tomando como referência inicial o texto acima, marque a alternativa correta.

Essa cristandade [na América colonial espanhola] não poderia ser a simples reprodução do modelo europeu, então dilacerado pelo cisma luterano, e depois pelas guerras de religião. Ela exigia o estabelecimento rápido de uma infraestrutura material colossal (...), pois reunia populações novas, vindas da Europa e da África (...), e muitos milhões de autóctones a evangelizar (...). Em menos de um século, dioceses, províncias monásticas, oficialidades, bispos, um clero secular e regular (...) desdobraram um tabuleiro humano e institucional imitado da Península, sob olhar vigilante da Coroa espanhola.

Bernand, C.; Gruzinski, S. História do Novo Mundo 2: As Mestiçagens. São Paulo: EDUSP, 2006, p.348.
(Texto adaptado).
 
Tendo o texto acima como ponto de partida, marque a alternativa correta sobre a evangelização católica na América colonial espanhola.

Duas coisas impressionam vivamente o viajante no alto Amazonas. Logo à primeira vista se percebe quanto é urgente a necessidade de uma população mais numerosa; em seguida se sente a necessidade de uma mais alta moralidade por parte dos brancos. Enquanto tais condições não forem satisfeitas, será bem difícil desenvolver os recursos desta região. (...). Não somente a população branca é muito escassa para suprir a tarefa que tem diante de si, como essa população não é menos pobre em qualidade do que reduzida em quantidade. Ela apresenta o singular fenômeno duma raça superior recebendo o cunho de uma raça inferior, de uma classe civilizada adotando os hábitos e rebaixando-se ao nível dos selvagens”.

Agassiz, L.; Agassiz, E.C. Viagem ao Brasil, 1865-1866. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000, pp. 237-239.
(Texto adaptado)
 
O texto acima, uma passagem do relato de viagem dos naturalistas Luís e Elizabeth Agassiz, expõe uma das interpretações dos viajantes estrangeiros sobre a população amazônica no século XIX.
 
Considerando os conhecimentos sobre esse assunto e tomando o referido texto como ponto de partida, assinale a alternativa correta.

O tráfico negreiro foi o “procedimento empregado por mercadores para suprir as regiões que utilizavam mão-de-obra escrava constituída por negros aprisionados na África.

AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 439.
 
Julgue os itens a seguir referentes ao tráfico negreiro no Brasil.
 
I. O tráfico negreiro começou no século XVI, expandindo-se a partir de então. Entre outros fatores, que contribuirão estão as condições favoráveis, ligadas ao sistema da grande propriedade produtora de açúcar, tabaco, algodão, café e ao extrativismos mineral.
II. Os escravos eram transportados da costa da África em tumbeiros, nomes pelos quais eram conhecidos os navios que transportavam os escravos, assim chamados devido ao alto índice de mortalidade da carga que levavam.
III. Um dos fatores que contribuíram para o fim do tráfico negreiro foi a dificuldade de obtenção da mão- de-obra escrava pelo apresamento direto de escravos na África em meados do século XVIII.
IV. A abolição do tráfico negreiro em 1850 não chegou a produzir nem a diminuição da mão-de-obra escrava nas lavouras, nem o aumento do preço dos mesmos tendo em vista que o mercado era suprido através do tráfico ilegal.

Estão certos apenas os itens

Já liderado em grande parte por trabalhadores socialistas e comunistas, o movimento operário vinha se organizando desde a década de 20. No início dos anos 30, tendo a seu favor a ‘liberalização’ resultante da divisão das classes dominantes, os trabalhadores puderam atuar com maior liberdade e vigor. Greves e protestos foram realizados nas cidades mais importantes, em torno das principais reivindicações: melhores condições de vida e de trabalho, elevação dos salários, regulamentação do trabalho, entre outras(...). [Getúlio Vargas] tinha pois, fortes motivos para intervir nos assuntos ligados ao trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dessa intervenção.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.