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Simulado: IFB - Gestão de Pessoas - Auxiliar em Administração

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88 resolveram
31% acertos
Difícil
2 ótimo
15 bom
50 regular
21 péssimo

Para Carvalho et al. (2012, p. 322-325), algumas características de autoridade, poder e liderança trilham um mesmo caminho, interligando-se intimamente. Em acordo com os autores, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Autoridade
II) Poder
III) Liderança

( ) Consiste em ter a faculdade de exigir que alguém cumpra a sua vontade, mesmo que não queira.
( ) O exercício desta ação pode provocar a alteração do nível de produtividade em outras pessoas.
( ) Consiste no reconhecimento da presença do aspecto legal e legítimo no exercício de uma função.
( ) É uma habilidade que pode ser desenvolvida e utilizada para influenciar pessoas para que possam desempenhar suas atividades com alegria.
( ) É fazer com que as metas que necessitam ser atingidas sejam alcançadas por meio dos colaboradores, que pensam em agradar e satisfazer, primeiramente, aos clientes, antes de agradar ou satisfazer à chefia imediata ou a si mesmos.
( ) Uma das segmentações desta ação considera o aspecto negativo ou reverso da recompensa, uma vez que a punição varia desde a perda de pequenos privilégios até mesmo à demissão.
( ) É a habilidade de conseguir que, de livre e espontânea vontade, outros façam o que uma pessoa quer que seja feito, unicamente por causa de sua influência pessoal.
( ) Outra segmentação desta ação refere-se ao que está presente em um colega de trabalho, que atrai os demais a ficarem do seu lado em razão de seu carisma, prestígio e da admiração que inspira.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações de características, de cima para baixo.

A ______________ e a ______________ são aspectos que podem ser transferidos a outras pessoas para realizar atividades específicas. Sua delegação à pessoa que as recebe representa uma declaração de confiança da chefia imediata, devendo ficar explícito que o subordinado passa a ter condições de cumprir as determinações de seu superior hierárquico.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do parágrafo acima, respectivamente.

Sobre as barreiras à delegação é INCORRETO afirmar que:

Leia as afirmativas sobre Cultura Organizacional.

I) A cultura organizacional não é algo palpável, que se possa tocar.
II) O modo como as pessoas interagem em uma organização, as atitudes predominantes, as pressuposições adjacentes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entre os membros fazem parte da cultura da organização.
III) A cultura organizacional é percebida ou observada em si mesma, pois todos os aspectos são visíveis e superficiais.
IV) A cultura organizacional é um padrão de aspectos básicos compartilhados – inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo que aprende a enfrentar seus problemas de adaptação externa e integração interna.
V) A cultura organizacional representa as normas formais e escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

O clima organizacional está intimamente relacionado com a ____________ dos membros da organização, sendo decorrentes deste fator, por exemplo, a satisfação das necessidades pessoais, em caso de elevado clima organizacional, ou a insatisfação, em caso de clima organizacional baixo.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Para Chiavenato (2014, p. 336), “não se deve confundir liderança com direção”. O clima organizacional depende do estilo de liderança utilizado, das políticas e valores existentes, da cultura corporativa, entre outros fatores. Leia as afirmativas sobre Clima Organizacional e Liderança:

I) Um bom administrador pode ser ou não um bom líder, mas nem sempre um bom líder é um bom administrador.
II) A liderança não é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em função do cargo que o líder ocupa.
III) Nenhuma pessoa pode ser um líder a menos que possa fazer com que as pessoas façam aquilo que ela pretende fazer, nem será bem sucedida a menos que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais.
IV) O tipo de liderança democrático é um tipo de influência exercida sobre as pessoas que devem, por obrigação e imposição, executar as ordens do líder.
V) Pode-se afirmar que um clima organizacional positivo é resultado de uma liderança que usa adequadamente incentivos para obter resultados das pessoas.
VI) A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana e essencial em todas as funções administrativas. No entanto, é mais relevante e imprescindível, no trabalho do administrador, na função de controle.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Likert distingue dois tipos básicos de liderança. A liderança que se preocupa exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as tarefas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis é chamada de liderança ______________.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada são exemplos de aspectos ______________ da cultura organizacional.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

Sobre Avaliação do Desempenho (AD) é INCORRETO afirmar que:

A Avaliação do Desempenho (AD) evoluiu. As organizações contemporâneas estão adotando um dinâmico esquema que inclui a Administração por Objetivos (APO), também renovada, e sem os conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, entre outros problemas.

Considerando-se esta premissa, assinale a afirmativa que NÃO corresponde aos caminhos tomados pelo moderno esquema de Avaliação do Desempenho.

Leia os objetivos fundamentais e intermediários da Avaliação do Desempenho (AD) e assinale a alternativa que está INCORRETA.

Leia as afirmativas sobre Comunicação:

I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Existem diversas barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas.
Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os exemplos de variáveis que podem intervir no processo da comunicação humana e com a correta classificação do tipo de barreira a esse processo.

I) Barreiras Pessoais
II) Barreiras Físicas
III) Barreiras Semânticas

( ) Um trabalho que possa distrair.
( ) Falta do hábito de ouvir.
( ) Antipatia por um colega de trabalho.
( ) Má interpretação de palavras.
( ) Ruídos estáticos na comunicação por telefone.
( ) Dificuldade na decodificação de gestos.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo.

Além da influência das barreiras, a Comunicação pode ainda sofrer de três males. A __________ ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando seu conteúdo e significado original.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da frase acima.

A maior parte dos conflitos organizacionais é provocada por conflitos pessoais. Para Chiavenato (2009, p. 361-362), a noção de conflito diz que:

I) Conflito e cooperação estão inseparavelmente ligados na prática, tanto que a resolução do conflito é muito mais entendida como uma fase de esquema conflito - cooperação do que como uma resolução final do conflito.
II) Os conflitos são atritos decorrentes das interações entre diferentes indivíduos ou diferentes grupos, em que a discussão e a competição constituem as forças intrínsecas ao processo.
III) O pensamento administrativo não se preocupa muito com os problemas de sanar conflitos, visto que é mais importante para os propósitos da Administração que as pessoas cooperem no ambiente organizacional. Convém que a Administração não ocupe tempo, em demasia, tentando resolver os problemas pessoais dos funcionários.
IV) A existência de conflitos é sempre desgastante porque envolve desacordo, desaprovação, desentendimentos, discordâncias, incongruências que, no geral, não trazem nada de positivo para a organização e para as pessoas que nela trabalham.
V) O conflito não é nem causal, nem acidental; mas é inerente à vida organizacional ou, em outros termos, é inerente ao uso do poder.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Gestão de PessoasEnsino Médio64
Gestão de CompetênciasEnsino Superior2
Administração de Recursos HumanosEnsino Médio2
Comportamento OrganizacionalEnsino Médio2
EquipesEnsino Médio1
Departamento PessoalEnsino Superior1
Estratégias de Recursos HumanosEnsino Superior1
Sistema Global de Proteção dos Direitos HumanosEnsino Superior1
Recrutamento e SeleçãoEnsino Médio1
Gestão de processosEnsino Médio1

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