Entrar

Simulado: DETRAN MT - História e Geografia do Estado do Mato Grosso - Auxiliar do Serviço de Trânsito

Marque todas as questões do simulado desta página "DETRAN MT - História e Geografia do Estado do Mato Grosso - Auxiliar do Serviço de Trânsito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


59 resolveram
59% acertos
Médio
13 ótimo
31 bom
12 regular
3 péssimo

Sobre as relações de Dom Aquino Corrêa com o Estado Novo, é correto afirmar: 

Sobre a Guerra da Tríplice Aliança, assinale a afirmativa correta. 

Pela forma como se deu o crescimento econômico e demográfico de Mato Grosso no século XX, surgiu a situação inusitada de existirem duas regiões distintas no mesmo Estado, com pouca articulação econômica entre si e “duas capitais”, dificultando as relações políticas internas e extravasando para o cenário nacional.

(ARAUJO, V. de C. Paz sob fogo cerrado. (1945-2002). Cuiabá: EdUFMT, 2012.)

O problema de que trata o texto foi enfrentado por grupos políticos de Mato Grosso e por agências federais em meados da década de 70 do século XX. Como consequência, ocorreu

A falta de força policial disponível tem sido sério obstáculo à dispersão e extinção dos quilombos nas cabeceiras do rio Manso. Trato, porém, de meios de batê-los e extingui-los inteiramente, prendendo os escravos fugidos, desertores e criminosos que ali se acham.

(Relato de Chefe de Polícia Interino da Província de Mato Grosso, Ernesto Júlio Bandeira de Melo, ao Conselheiro Barão de Três Barras, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Justiça. Cuiabá, 29 de março de 1871, fl.5v. Citado por SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Da ancestralidade aos nossos dias. Cuiabá, Entrelinhas, 2002.)

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmativas.

I - Existiram quilombos em Mato Grosso.
II - Escravos fugidos foram tratados como criminosos.
III - Não havia escravidão em Mato Grosso
IV - Resolver os problemas provocados pelas fugas de escravos era responsabilidade exclusiva dos Proprietários de Engenhos.

Estão corretas as afirmativas 

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.