Entrar

Simulado: DETRAN ES - Equivalência Lógica e Negação de Proposições - Assistente Técnico de Trânsito

Marque todas as questões do simulado desta página "DETRAN ES - Equivalência Lógica e Negação de Proposições - Assistente Técnico de Trânsito" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


302 resolveram
49% acertos
Difícil
20 ótimo
180 bom
78 regular
24 péssimo

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o item subsecutivo.

A sentença “o radar não está danificado ou desligado” é logicamente equivalente à sentença “o radar não está danificado e também não está desligado”.

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o item subsecutivo.

A afirmação do enunciado é logicamente equivalente à sentença “se um motorista passar em excesso de velocidade por um radar e este não estiver danificado ou desligado, então o motorista levará uma multa”.

Considerando a sentença “sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa”, julgue o ite subsecutivo.

Se forem verdadeiras a afirmação do enunciado e a sentença “um motorista levou uma multa”, então, do ponto de vista lógico, é correto concluir que tal motorista passou em excesso de velocidade por um radar, que o radar não está danificado e também que o radar não está desligado.

No ambiente de trabalho, é comum se ouvir o seguinte dito popular: “Quem trabalha pouco erra pouco. Quem não trabalha não erra. Quem não erra é promovido. Logo, quem não trabalha é promovido.”

Com relação ao argumento desse dito popular, julgue o item que se segue.

Admitindo- se que a negação da sentença “aquela pessoa trabalha pouco” possa ser expressa por “aquela pessoa trabalha muito”, das premissas do argumento do referido dito popular é correto concluir que “quem trabalha muito erra muito”.

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Raciocínio MatemáticoEnsino Superior22
Álgebra das ProposiçõesEnsino Médio5
Equivalência Lógica e Negação de ProposiçõesEnsino Médio4
Análise CombinatóriaMédio3
Problemas LógicosEnsino Médio3
Implicação LógicaEnsino Médio3
Conectivos LógicosEnsino Médio3
Fundamentos de LógicaEnsino Médio2
Lógica de ArgumentaçãoEnsino Médio2
Raciocínio LógicoEnsino Médio1

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.