Entrar

Simulado: CRO GO - Redação Oficial - Assistente Administrativo

Marque todas as questões do simulado desta página "CRO GO - Redação Oficial - Assistente Administrativo" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


213 resolveram
62% acertos
Médio
64 ótimo
75 bom
56 regular
18 péssimo

Ofício é o meio usual de comunicação por escrito dos órgãos do serviço público. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Considerando a característica impessoalidade da redação oficial, analise as afirmativas com relação às decorrências do tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais.

I. Da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. padronização, Obtém-se, assim, uma desejável que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade.
II. Da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.
III. Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

Está correto o que se afirma em:

O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem grande tradição na língua portuguesa. O pronome de tratamento "Vossa Excelência" é utilizado para as seguintes autoridades, exceto:

Ofício é o meio usual de comunicação por escrito que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, também, com particulares. Um ofício deve conter as seguintes partes, exceto:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.