Entrar

Simulado: Companhia Águas de Joinville - Química - Operador de Estação

7 questões | Química, Ensino Médio

Marque todas as questões do simulado desta página "Companhia Águas de Joinville - Química - Operador de Estação" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


85 resolveram
34% acertos
Difícil
3 ótimo
16 bom
41 regular
25 péssimo

Para encontrar a concentração de uma substância, utiliza-se em laboratório uma técnica clássica, a titulação. A mais conhecida das titulações é aquela entre as soluções ácido/base. Nesta técnica uma base de concentração conhecida reage com um ácido de concentração a ser determinada (ou vice-versa) de modo estequiométrico. Em um exemplo prático, fez-se reagir 4,2 mililitros de hidróxido de sódio 0,1N com 2 mL de ácido sulfúrico, onde ocorreu o ponto de viragem. Qual a concentração da solução de ácido?

Existem diversos processos tecnológicos para o tratamento de águas e de efluente. Estes processos possuem maior ou menor sofisticação, contudo, majoritariamente o tratamento das águas para distribuição pública é feito pelo processo tradicional conhecido como físico-químico. Um dos componentes deste sistema de tratamento de águas é a calha Parshall. Este componente tem como finalidade principal:

Para que uma água em tratamento na ETA seja enviada para o flocodecantador é necessário que o agente floculante tenha formado os hidróxidos insolúveis. Porém, muitas vezes a água captada do corpo hídrico é muito isenta de sais ou material particulado, dificultando a formação de flocos. Nesta situação é recomendável:

Uma prática que minimiza o impacto ambiental decorrente dos resíduos domésticos é a compostagem da matéria orgânica. Neste processo o lixo orgânico é umidificado, seu pH levemente alcalinizado, dosados fósforo e nitrogênio e, durante um processo de descanso e revolvimento da massa, os microorganismos fazem o serviço. Por este motivo, pode-se afirmar que a compostagem é

Um problema que ocorre nas águas brasileiras é a presença de concentrações de íon ferro acima de 0,3mg/L. Quando isto acontece a água passa a ter um sabor marcante, além de ultrapassar o valor limite para este parâmetro estabelecido na Portaria 518 do Ministério da Saúde. Quando este íon está em valores muito elevados sua redução é feita através de:

A demanda bioquímica da água é importante fator para avaliar se a mesma possui ou não grande carga orgânica dissolvida. Como balizador deste parâmetro está a demanda química de oxigênio, pois guarda uma relação entre seus valores. Pode-se dizer que quando a DBO é alta:

A legislação brasileira preocupa-se com a qualidade dos efluentes industriais e domésticos tratados. Uma das preocupações está relacionada aos processos de eutrofização dos corpos receptores. Quais os elementos principais que contribuem para este tipo de problema:

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.