Entrar

Simulado: CODEMIG - Gestão de Competências - Analista de Gestão de Recursos Humanos

Marque todas as questões do simulado desta página "CODEMIG - Gestão de Competências - Analista de Gestão de Recursos Humanos" e clique no botão "Corrigir". Se preferir, baixe o PDF.


79 resolveram
31% acertos
Difícil
2 ótimo
13 bom
41 regular
23 péssimo

O conceito de competência traz uma perspectiva importante para a gestão das carreiras organizacionais, ao estimular as empresas a focar em suas estratégias e a avaliar se podem contar com as pessoas adequadas para colocar essas estratégias em prática. Assim, um dos aspectos básicos a serem trabalhados na articulação entre competências e carreira é vincular capacidades e entregas à lógica de progressão de carreira.

Na construção de um modelo de gestão de carreiras, baseado em competências, que contemple o desenvolvimento dos profissionais e a sucessão, é fundamental a:

Nas abordagens atuais de gestão por competências, as competências individuais podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos que o indivíduo mobiliza e aplica, de forma reiterada, dentro de um contexto organizacional, agregando valor à organização e a si mesmo.

Esse conceito destaca que a competência individual tem duas dimensões, a saber: 

O laboratório de análise clínicas XWZ, de médio porte, vem crescendo e conquistando reputação no mercado, apoiado em uma estratégia voltada para a inovação nos serviços. O laboratório tem uma estrutura com poucos níveis hierárquicos e suas lideranças adotam um estilo gerencial apoiador e participativo. O XWZ sempre investiu fortemente na qualificação certificada dos seus profissionais, sendo esta uma característica distintiva do laboratório. No entanto, já há alguns meses os pedidos de demissão vinham aumentando. As entrevistas de desligamento revelavam que os colaboradores estavam desmotivados, pois não viam perspectiva de ascensão profissional na empresa. O presidente do XWZ estava especialmente preocupado, pois os colaboradores, em sua maioria, estavam sendo contratados pelo principal concorrente do laboratório, por um salário melhor. O presidente reuniu-se com as principais lideranças. Todos tinham consciência de que o porte da empresa e a estrutura enxuta representavam entrave à ascensão vertical dos colaboradores e que um aumento geral dos salários era inviável financeiramente, mas reconheceram o valor das competências individuais na sustentação da estratégia da empresa e firmaram compromisso para retenção dos colaboradores na empresa. A área de RH foi incumbida de propor ações para retenção do pessoal.

Na situação descrita, seriam iniciativas adequadas, entre outras:

Resolver simuladosEscolaridadeQuantidade
Gestão de PessoasEnsino Médio64
Gestão de CompetênciasEnsino Superior2
Administração de Recursos HumanosEnsino Médio2
Comportamento OrganizacionalEnsino Médio2
Avaliação de DesempenhoEnsino Superior1
Treinamento RHEnsino Médio1
Banco de Dados de Gestão de PessoasEnsino Superior1
Gestão de Pessoas e Recursos HumanosEnsino Médio1
EquipesEnsino Médio1
Departamento PessoalEnsino Superior1

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por JAYNE em 22/10/2017 09:12:42
Questões bem elaboradas.

Participe, faça um comentário.