Uma escola que ofereça qualidade a todos, que possibilite uma formação básica sólida, necessária às exigências sociais, poderá resgatar o sentido emancipatório da ação educativa, tão urgente e necessário para a formação qualificada da cidadania. Ao assimilarem essas necessidades e influências, os estudantes tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
Tais influências manifestam-se por meio de:
a) Políticas, experiências, valores, modos de agir e costumes que devem ser mantidos pelas novas gerações.
b) Experiências assistemáticas em instituições escolares a fim de manter a sociedade brasileira com seus costumes, valores e crenças.
c) Conhecimentos, experiências, valores, modos de agir e costumes acumulados por muitas gerações, recriados e ressignificados pelas novas gerações.
d) Processos formativos espontâneos que devem assegurar os valores e práticas de manutenção da sociedade.
e) Ações não-intencionais, ou seja, àquelas exercidas no meio social e no ambiente em que o indivíduo circula.