Texto associado. Educação e ecologia
Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.
A ecologia pode ser vista como uma ciência central, quem se dedica à ecologia saberá como aproveitar a ecologia para articular os vários segmentos da atividade humana que cabe à ecologia harmonizar.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
a) a ela se dedica - aproveitá-la - lhe cabe
b) a ela dedica-se - aproveitar-lhe - cabe-lhe
c) se lhe dedica - aproveitar-lhe - lhe cabe
d) à ela se dedica - aproveitá-la - cabe-lhe
e) se lhe dedica - aproveitá-la - caiba a ela